Projeto que multa quem jogar lixo nas ruas de Manaus é aprovado na Câmara Municipal

publicidade

Geizyara BrandãoManaus (AM)
O texto, de autoria do vereador Plínio Valério (PSDB), só depende da sanção do prefeito para entrar em vigor. Saiba como vai funcionar
______________________________________

O projeto que aplica multa ao cidadão que for flagrado jogando lixo nas ruas de Manaus, de autoria do vereador Plínio Valério (PSDB), só depende da sanção do prefeito Artur Neto (PSDB) para entrar em vigor. Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Manaus (CMM) na manhã desta terça (19), o projeto já esteve tramitando outras vezes na Casa Legislativa, mas não obteve êxito ao chegar no Executivo.

O autor da propositura acredita que desta vez o projeto não será vetado depois da articulação que teve com os parlamentares sobre a importância da execução. “Mostrei o levantamento que tem o Rio de Janeiro. [...] Belo Horizonte aplicou 47 mil multas ano passado”, contou Plínio. “É uma lei que não teria menor razão de existir se fôssemos nós um povo educado, mas infelizmente não somos”, destacou o parlamentar.

A dificuldade que havia na proposta, de acordo com Plínio Valério, era de execução. “Eu deixei para que eles (prefeitura) regulamentem, a exemplo do que é feito no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, que são os guardas municipais, o pessoal da Anvisa, o mesmo pessoal que vive fiscalizando da Semmas”, explicou Plínio.

Conforme o vereador, a pessoa que for flagrada jogando lixo nas ruas poderá ser abordada em via pública e denunciada aos órgãos competentes, inclusive com participação da polícia. “É uma coisa difícil de se aplicar, porque eu vejo você jogando um cigarro, vou até você peço seu nome e identidade e anoto tudo. Às vezes a pessoa não quer dar o nome, mas a polícia tem o poder de levar à delegacia”, disse Plínio.

FONTE PORTAL ACRÍTICA 


Nenhum comentário