Unidade de Saúde recebe horta medicinal da Semap

publicidade


Boldo, japana, melhoral e cidreira, essas foram algumas das variedades plantadas nesta terça-feira (27) na Unidade Básica de Saúde do bairro da Interventoria. A ação teve a frente os técnicos da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) alocados no Parque da Cidade.

A cura pela natureza é um viés natural que traz inúmeros benefícios a saúde de qualquer pessoa. Nesse sentido a Semap vem fomentando parcerias para a ampliação de hortas medicinais no município. Na UBS da Interventoria o espaço que já existia foi aprimorado a partir do plantio de novas mudas e orientações repassadas pelos técnicos da secretaria.

De acordo com o agente de saúde, Elicleison Morais, a unidade de saúde atende atualmente cerca de sete mil moradores. A horta medicinal integra projeto que visa concilia a medicina moderna com o tratamento com plantas medicinais.

"Estamos tentando estabelecer um vínculo entre a UBS e a comunidade. Queremos resgatar esse conhecimento tradicional, essa dinâmica de utilizar as plantas no tratamento de algumas doenças, através da produção de chás e xaropes".

Essa é a terceira iniciativa realizada pela Semap em parceria com outras entidades. Somente neste mês de março foram implantadas uma horta orgânica na Unidade de Referência de Especialidades em Saúde - Ubam e ainda um jardim com espaço de convivência no Hospital Regional do Baixo Amazonas.

Blogdocarpê 


Nenhum comentário