Decreto do MEC é publicado e nomeia Hugo Diniz a novo reitor da Ufopa

publicidade

Publicação foi feita no Diário da União nesta sexta-feira (20) após primeira lista tríplice não ser aceita pelo MEC. Desde 9 de abril a Ufopa era gerida por um reitor pro tempore.

doutor Hugo Diniz foi nomeado pelo Ministério da Educação (MEC) ao cargo de novo reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) pelos próximos quatro anos. O decreto presidencial foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (20).

Veja o decreto de nomeação de Hugo Diniz

No dia 9 de abril, com o fim do mandato dos professores doutores Raimunda Monteiro e Anselmo Colares, então reitora e vice-reitor, foi anunciada que a administração da Ufopa seria feita pelo professor doutor Domingos Diniz, na condição de reitor pro tempore. A mudança atendeu ao previsto no artigo 33, parágrafo 2º do Estatuto da universidade. A nomeação de Hugo Diniz encerra a permanência do reitor pro tempore na Ufopa.

A consulta acadêmica para escolha dos novos gestores da Ufopa ocorreu em dezembro de 2017 e elegeu a chapa "Novos Rumos"a reitoria. Hugo venceu em duas das três categorias que participaram da consulta acadêmica – professores e estudantes. E na categoria dos servidores ficou quase empatado com o segundo colocado, Jarsen Guimarães, da chapa "Ufopa em Ação".

Entretanto, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC notificou a Ufopa para reelaborar a lista tríplice indicando os nomes dos candidatos ao cargo de reitor, atendendo às regras estabelecidas no Decreto 1.916, de 23 de março de 1996.

No ofício nº 42/2018, a Sesu apontou que a escolha dos nomes encaminhados pelo Conselho Universitário (Consun), dia 29 de janeiro de 2018, não atendia aos regulamentos vigentes.

A nova lista tríplice foi votada e aprovada pelo Consun no dia 21 de março. O documento aprovado tinha os nomes de Hugo Diniz, Jarsen Guimarães e Raimunda Costa.

O professor Hugo Diniz venceu a votação do conselho com 22 votos. O professor Jarsen Guimarães ficou em segundo lugar com 09 votos. E a decana do conselho, professora Raimunda da Costa ficou em terceiro lugar com 02 votos. Ela é diretora do Campus de Óbidos da Ufopa. Houve uma abstenção apenas.

Blogdocarpê com informações G1 Santarém 


Nenhum comentário