Doador de sangue pode pegar táxi de graça durante campanha no Hemopa

publicidade

Campanha ‘Transportando Vidas’ é de iniciativa de uma Cooperativa de Táxi, que há 8 anos vem incentivando doações na cidade. Participam, ao todo, 50 taxistas até sexta-feira (20).
A partir desta segunda-feira (16), o doador de sangue que for ao Hemopa de Santarém, no oeste do Pará, pode pegar um táxi de graça para voltar para casa. É a campanha “Transportando Vidas”, que segue até sexta-feira (20).

A inciativa é de uma Cooperativa de Táxi, que há 8 anos vem incentivando doações, sempre em julho. Participam, ao todo, 50 taxistas. São 10 por dia até sexta-feira. Eles se revezam no transporte dos doadores durante o horário de atendimento no Hemopa.

“Ele pode doar o sangue e não se preocupar com o retorno. O retorno fica por conta da nossa cooperativa, por conta dos nossos taxistas, levar até onde for na área urbana de Santarém”, diz Genilson Pereira, vice-presidente da Cooperativa.

No mês de julho, o número de doações no Hemopa registra uma queda, em virtude das férias. A iniciativa dos taxistas promete abastecer o estoque de bolsas de sangue durante os cinco dias da campanha, além de poupar o dinheiro dos doadores voluntários.

“Nós estamos com o nosso estoque muito baixo, principalmente do “o” negativo e do “o” positivo. Se vai sair de férias, venha fazer uma doação antes de sair da cidade”, destaca a assistente social do Hemopa, Anaídes da Silva.

Quem pode doar sangue?

Qualquer pessoa em bom estado de saúde com idade entre 16 e 69 anos e com mais de 50 kg. É preciso manter uma boa alimentação nas 4h que antecedem a doação. Quem tomou a vacina da febre amarela ou gripe, não pode doar em menos de 30 dias.

Quais os critérios para doar sangue?

Ter acima de 50 kg
Estar bem de saúde
Ter idade entre 16 e 69 anos
Estar bem alimentado
Apresentar documento original com foto
Menores de 18 anos precisam de autorização
Homens podem doar a cada 60 dias
Mulheres com intervalo de cada 90 dias

O que levar e onde fica o Hemopa?

Para doar sague, é preciso ir a sede do Hemopa em Santarém, apresentar documento de identidade (RG). O prédio fica localizado na avenida Frei Vicente, bairro Aeroporto Velho e funciona de segunda à sexta-feira de 7h às 13h.

Fonte G1 Santarém 


Nenhum comentário