Prefeitura realiza semana de amamentação de 1 a 10 de Agosto

publicidade

Com o tema: "Amamentação - Alicerce para uma vida Saudável", a Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias de Saúde (Semsa), Assistência Social (Semtras) e Educação (Semed), realiza a Semana Municipal da Amamentação e do Bebê, no período de 1 a 10 de agosto.

O objetivo principal é estimular ações para promover a amamentação como parte da nutrição, segurança alimentar e investir na primeira infância, assim como mobilizar a sociedade e profissionais da rede básica de saúde, educação e assistência social a apoiarem as gestantes durante o pré-natal e o acompanhamento integral do bebê, gerando mais qualidade de vida às crianças santarenas.

O leite materno
O leite materno é produzindo pelo corpo humano e é o único alimento que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral, combatendo infecções, protegendo a criança contra bactérias e vírus, e evitando diarreias. É uma fonte alimentar importante para o bebê. Além de alimento, ele é um laço de amor entre mãe e filho.

Segundo o Ministério da Saúde, qualquer criança pode e deve se alimentar apenas do leite materno nos seus seis primeiros meses de vida, não precisando comer ou beber mais nada - nem mesmo água ou chás, pois nele há tudo que o bebê necessita para estar nutrido, crescer e se desenvolver com saúde.

Programação

Data: 01 de agosto
Local: Centro de Referência da Criança (CRSC)
Hora: 8h
Atividade: Abertura oficial da Semana, com a presença de autoridades.
Entrega da chave da cidade para a criança que nascer no dia 1º de agosto.
Palestras: Criança - Direitos e Violação de seus Direitos (COMDCA); Importância do aleitamento materno e alimentação complementar ministrada por uma nutricionista; AME Vantagens, mitos e enfrentamento das dificuldades para a mãe e o bebê, ministrada pela enfª Oldaisa Borges; Momento Cultural com a participação de Marcelle Almeida; Coleta Teste do Pezinho; Teste da Orelhinha.

Data: 02 de agosto
Local: Auditório do CIAM
Hora: 8h às 9h30
Atividade: Palestra sobre a valorização e defesa dos direitos da criança e fluxo de atendimento na rede de proteção;
Responsável: Roselene Andrade (COMDCA)

9h30- Intervalo

10h às 11h- Palestra sobre a importância do Registro dos marcos na caderneta da Criança durante o atendimento do PROAME e Programa de Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento da Criança.

11h às 12h- Palestra sobre a importância da amamentação para o bebê, sob a responsabilidade da pediatra Fátima Coelho do CRSC;
Entrega das mamas cobaias para os responsáveis da Unidades Básicas de Saúde.

Data: 03 de agosto
Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde
Hora: A partir da 8h
Atividade: Teste do pezinho nas 20 ubs´s que realizam coleta; Teste da Orelhinha (Santo André); Atividades educativas; Avaliação Antrométrica; Avaliação Odontológica; Administração de albendazol; Vitamina A e imunização.

Data: 06 de agosto
Local: Em frente ao Centro de Referência em Saúde da Criança
Hora: 8h
Atividade: Blitz Fissurados

Local: UMEI's
Hora: 8h às 14h
Atividades: Atividade Educativa; Avaliação antropométrica; Avalição da situação vacinal; Avaliação odontológica (exame clínico e aplicação de flúor nos locais onde houver saúde bucal); Administração de albendazol; Apresentação de vídeos infantis.

Dia 10 de agosto (encerramento da programação)
Local: CEPES
Hora: 14h às 17h
Atividade: I Mostra de Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, voltada para profissionais da Atenção Básica.

Cronograma da realização dos testes da orelhinha nas unidades de saúde

01/08/18 Centro de Referencia da Criança 8h

Crianças na faixa etária de 0 a 11 meses 29 dias (com Cartão SUS) por Unidade.

03/08/18 UBSF Mapiri/ Liberdade 8h
06/08/18 UBSF Aparecida/ Caranazal 8h
07/08/18 UBSF Conquista 8h
08/08/18 UBSF Santíssimo 8h
09/08/18 UBSF Vitória Régia 8h
10/08/18 Centro de Referência a Criança 8h
13/08/18 UBSF Jardim Santarém 8h


Nenhum comentário