SMT disponibiliza número no WhatsApp para receber denúncias sobre transporte coletivo

publicidade

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Santarém (SMT), no oeste do Pará, lançou nesta terça-feira (21) o SMT Cidadão, número de Whastapp destinado a reclamações, denúncias e sugestões sobre o transporte coletivo.

O serviço está disponível por meio do número (93) 99147-8232. A ideia é que as informações repassadas pela população possam ajudar a SMT no combate a irregularidades cometidas no trânsito por condutores de ônibus.

O SMT Cidadão foi lançado durante a Campanha Desconecta Trânsito ON Celular OFF iniciada nesta terça (21). A campanha é uma iniciativa da Secretaria através da Divisão de Educação para o Trânsito com o objetiva de chamar a atenção da sociedade para o uso do aparelho celular ao volante.

De acordo com o agente da SMT, Geber Gonçalves, a ferramenta dá agilidade e uma resposta rápida à população. “Para entrar em contato com a SMT basta enviar uma mensagem com o nome completo, número de RG ou CPF, a descrição do ocorrido. Caso seja reclamação, a pessoa deve informar o nome da linha, o número da ordem de serviço - que são os seis dígitos que estão na lateral e na parte traseira do ônibus -, o horário e o perímetro onde ocorreu o fato. Em seguida enviar anexo o áudio, o vídeo ou a foto. Ao finalizar a pessoa receberá o protocolo do seu atendimento”, explicou.

Ainda de acordo com o agente, em no máximo dez dias úteis a pessoa terá a resposta da sua solicitação. “O nome, foto e telefone de quem denúncia permanecem em sigilo”, afirmou.

Infrações como: avanço de sinal vermelho, motorista no celular, fazendo manobras arriscadas, desvio de rota ou fora do seu itinerário poderão ser comunicadas ao órgão que imediatamente fará a verificação e iniciará o procedimento.

No primeiro semestre de 2018, a A SMT autuou 333 condutores por uso do celular ao volante. A falta de atenção, o avanço de preferencial e o desrespeito à distância de segurança foram responsáveis por quase 60% dos 706 acidentes registrados pelo Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (Boat) em Santarém.

Fonte G1 Santarém 


Nenhum comentário