Escola Brigadeiro Eduardo Gomes sedia abertura da Semana do Estudante

publicidade

A ação incentiva o consumo de alimentos saudáveis nas escolas da rede municipal com o tema "Alimentação saudável e saúde na escola"
A programação de abertura da Semana do Estudante foi realizada nesta quarta-feira, 1º de agosto, na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada na Avenida Frei Vicente, no bairro Aeroporto Velho. Porém, as atividades efetivas serão realizadas em todas as escolas da rede municipal de ensino, no período de 6 a 10 de agosto.

O assessor de assuntos educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marcos Gentil informou que a Semana do Estudante é uma parceria que envolve a Secretaria de Educação de Santarém e dos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra com o Ministério Público Estadual (MPE). Por isso, segundo ele, a programação foi definida conjuntamente e vai abordar temas importantes sobre cidadania, combate e enfrentamento às drogas, valorização e respeito aos povos indígenas, atividades esportivas e culturais, alimentação saudável e saúde na escola, tema que iniciará com antecedência em Santarém com a inserção dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar dos alunos.

De acordo com o assessor, tais temáticas terão a abordagem e metodologia definidas pelos gestores das escolas conforme a clientela atendida por eles de forma a promover a discussão de assuntos tão importantes.

Marcos Gentil informou ainda que a realização da Semana do Estudante visa combater com medidas educativas, a triste realidade da presença de drogas nas escolas, fenômeno negativo que precisa ser abolido por meio da educação e de orientações corretas aos estudantes. O assessor considera que a realização da ação em parceria com o Ministério Público e com as instituições de segurança fortalecerá o enfrentamento deste problema que até pouco tempo jamais se pensava que poderia estar dentro das escolas. "Para atingir nossos objetivos precisamos levar informações capazes de aprimorar a questão da cidadania e da qualidade de vida com informações e também estimular a alimentação escolar saudável para os estudantes", observou.
A nutricionista da Semed Simone Cardoso disse que o cardápio da merenda escolar para a Semana do Estudante com o tema: "Alimentação saudável e saúde na escola" já está definido. Segundo a nutricionista é um cardápio que atende a preferência da maioria dos alunos a base de muitas frutas e que mesmo aqueles que não tem o hábito de consumi-las acabam o adquirindo ao ver os demais colegas comerem, uma vez que a escola é um ambiente de socialização, gerando assim um movimento positivo e saudável.

Além disso, Simone lembrou que as frutas e verduras são alimentos essenciais para o aprendizado da criança, principalmente para as do ensino infantil. "De modo geral a merenda escolar à base de produtos da agricultura familiar tem a preferência da maioria dos alunos. Além disso, hoje eles já convivem com o projeto de horta nas escolas e o consumo desses produtos já se tornou um hábito onde o próprio aluno entende que é bom para ele", afirmou.

A coordenadora da Divisão de Atendimento ao Educando (DAE), Vanderlina Gonçalves informou que os produtos que compõem o cardápio da Merenda Escolar à base de frutas, rotineiramente, são entregues às escolas da zona urbana nas primeiras e terceiras semanas. O tempo que resta do mês a entrega é feita nas escolas da BR 163, Curuá-Una, Eixo Forte e várzea.

Segundo Vanderlina, desde terça-feira (31/07) até sexta-feira (03/08) estarão sendo entregues nas escolas os produtos industrializados e de segunda a quarta-feira, da próxima semana, foi montada uma logística diferenciada para entregar as frutas, como reforço à Semana do Estudante que está com uma programação repleta de atividades esportivas e para isto, os estudantes precisam recarregar suas energias com uma alimentação equilibrada e saudável, à base da tangerina, abacaxi, melancia, mamão e banana.

Para o diretor da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, João Magalhães, a realização da Semana do Estudante como incentivo ao consumo de produtos da Agricultura Familiar é muito interessante. "Hoje estamos fazendo a abertura do ano letivo, preparando a escola para a Semana do Estudante, no período de 6 a 10 de agosto, cuja abertura também será aqui na escola e tudo isso, representa uma satisfação muito grande para nós", afirmou.

Magalhães disse que nesses momentos a escola procura envolver a comunidade principalmente, os pais para que os alunos possam ter uma educação melhor. O diretor também destacou a preferência dos alunos pelos produtos da agricultura familiar na merenda escolar, representando 100% de aceitação, principalmente quando é à base de frutas, como foi programado para os próximos dias.

Programação Semana do Estudante 2018

Período de realização: 6 a 10 de agosto

Município: Santarém

Segunda-feira (06/08)

"Droga é aquela substância responsável por tornar a

Blogdocarpê 


Nenhum comentário