Márcio Miranda e Alckmin em campanha no Oeste do Pará

publicidade

Desde a sexta-feira (17), o candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin (do PSDB ), está ao Pará, mais precisamente na região Oeste, onde cumpre uma extensa agenda. Ele se faz acompanhar do governador Simão Jatene, também tucano, e do candidato à sucessão estadual, Márcio Miranda (DEM) e seu candidato a vice, José Megale.

A caravana tem sido recebida com festa e entusiasmo por onde passa. Na tarde deste sábado, os políticos estiveram em Itaituba, Integram ainda a comitiva o senador Flexa Ribeiro e o deputado Hilton Aguiar, que disputam a reeleição. Foram recebidos pelo presidente do PSDB local, Ivan D’Meida.


MIRITITUBA

Alckmin foi verificar a infraestrutura do Porto de Miritituba, e reuniu com lideranças locais para debater alternativas de expansão do potencial logístico do Pará, hoje grande exportador de minérios e soja. Toda a comitiva foi verificar o funcionamento dos terminais do Porto de Miritituba, que está em operação desde 2014, o porto paraense vem apresentando resultados positivos para garantir maior competitividade à safra de grãos do centro-oeste brasileiro e da produção do próprio estado do Pará.

De Miritituba, que é alcançado pela BR 163 e pela Br 210, a produção de grãos segue pelo rio Tapajós até o Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), onde é exportada para o mercado internacional.

Os portos de Miritituba e Vila do Conde – juntamente com os terminais de Santarém (PA), Manaus (AM) e São Luiz (MA) – integram o Arco Norte, novo eixo logístico que vem se consolidando como um dos mais importantes para o escoamento da produção brasileira. A expectativa do mercado é que, em cinco anos, o Arco Norte exporte 50% da produção de grãos do centro-oeste brasileiro.

Atualmente, o conjunto de portos da região norte é responsável por 43% do embarque da produção do centro-oeste. Em 2013, antes de Miritituba entrar em operação, esse volume era de apenas 13%.

Além da questão dos portos, a comitiva irá verificar as condições atuais da rodovia BR-163. Dos 710 quilômetros da BR-163/PA localizados entre a divisa com Mato Grosso até a entrada para o Porto de Miritituba, existe um trecho de 90 quilômetros de estrada de terra que, no período de chuva, se transforma num imenso atoleiro.

RURÓPOLIS

De Itaituba, a comitiva seguiu para Rurópolis, onde participou da 14ª Exporurópolis e da 20ª Festa do Peão de Boiadeiro.

Neste domingo ( 18), a visitação será a Santarém, onde haverá um encontro com produtores rurais e piscicultores. Ações de fomento à produção local estarão presentes na pauta desse encontro.

Após a reunião com o setor produtivo local, a comitiva segue para Alter do Chão. Conhecido como Caribe Brasileiro, a praia de Alter já foi indicada pelo jornal inglês The Guardian como as 10 praias mais bonitas do Brasil.

PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO

09:30 – SANTARÉM/PA – encontro com setor produtivo (piscicultura e agropecuária), no Hotel Barrudada.

11:00 – SANTARÉM/PA -deslocamento de lancha Santarém – Alter do Chão.


12:30 – SANTARÉM/PA – Almoço e encontro com lideranças, local a definir.

14:15 – Deslocamento para o aeroporto de Santarém.

15:00 – Decolagem de Santarém

Com informações de Yuri Age.


Nenhum comentário