Pesquisa de A PROVÍNCIA aponta Helder na frente, mas com a maior taxa de rejeição

publicidade





Com a divulgação do resultado da pesquisa sobre a intenção de votos do eleitorado paraense para governador do Estado, o Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ, sai na frente de todos os demais veículos. Foi o primeiro a dar ao leitores um panorama do quadro político paraense, após os registros das candidaturas dos candidatos ao governo do Pará. O gesto é mais sensacional porque até o dia 6 de agosto, APROVÌNCIA DO PARÁ estava fora de circulação, tanto online quanto impressa.

A PROVÍNCIA DO PARÁ, traz a primeira pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Doxa, apontando os candidatos que disputam as eleições deste ano; A pesquisa foi realizada em todas as regiões do Estado, entrevistou 1.896 eleitores, entre os dias 13 a 17 deste mês, e apresenta uma pequena margem de erro,

Na questão espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Helder Barbalho (MDB) aparece em primeiro lugar com 23,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, vem o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda (DEM), com 11,9,%; o senador Paulo Rocha (PT) é o terceiro colocado, com 8,7% das intenções de voto; Cleber Rabelo (PSTU) está com 1,5% e Fernando Carneiro (PSOL) está com 0,8%. Outros nomes somam 4,0%. Chama a atenção o alto índice de votos flutuantes, isto é, eleitores que estão indecisos ou que pretendem votar em branco ou anular o voto. Esse percentual é de 49,6%. Percebe-se, aqui, que o campo está aberto na corrida eleitoral.

Quando se estimula, isto é, apresentam-se os nomes dos candidatos, Helder Barbalho vai para 38,7% das intenções de voto. Márcio Miranda permanece em segundo lugar. com 20,4%. O senador Paulo Rocha continua em terceiro lugar, com 12,1% das intenções de voto; Cleber Rabelo vai para 3,7% e Fernando Carneiro (PSOL) fica com 3,1%. Os votos flutuantes, quando estimulados os nomes de candidatos somam 22%. Destaca-se , que votos flutuantes são os de eleitores indecisos, e os que pretendem anular ou votar em branco.

Em se tratando de rejeição, Helder Barbalho (MDB) aparece como o mais rejeitado pelos eleitores, somando 22%. O senador Paulo Rocha (PT) acompanha Helder e aparece como o segundo mais rejeitado, aparecendo com 21%. Márcio Miranda (DEM) tem 12,8% e Fernando Carneiro (PSOL) 11,2% de rejeição. O menos rejeitado entre os cinco candidatos é Cleber Rabelo (PSTU), com 10,6%

Fonte Jornal A PROVÍNCIA


Nenhum comentário