Praça que representa mudança histórica da cidade foi entregue na sexta-feira

publicidade


MUJUI DOS CAMPOS – A Prefeitura de Mojui dos Campos entregou na tarde da ultima sexta-feira, 07, a obra de revitalização da Praça da Matriz”, no Centro da cidade.

O espaço recebeu ações de revitalização e, segundo o prefeito Jailson Alves (PSDB), a cidade tem de volta um lugar que representa o resgate e a valorização do Centro Histórico de Mojui dos Campos.

Espaço que transcende gerações e que marca uma mudança histórica no cotidiano da cidade, a Praça mais conhecida como Praça da Matriz, foi novamente aberta ao público na última sexta-feira, 07/09, pelo prefeito Jailson Alves, depois de ter recebido as ações de revitalização da prefeitura. As obras representam o resgate e a valorização do Centro Histórico de Mojui dos Campos.

Para o autônomo Raimundo Almeida, a origem da Matriz se mistura ao desenvolvimento da cidade. “Uma praça não é somente um elemento decorativo. Ela é, principalmente, para agregar e sensibilizar as pessoas, para que haja uma troca, uma conversa tranquila”, destacou ao falar sobre a importância da recuperação do espaço.

Do antigo fotógrafo de rua à tacacazeira, do vendedor de pipoca e rala-rala aos batizados nas manhãs de domingo, passado e presente se encontram. As marcas estão presentes em cada espaço desse grandioso monumento histórico da capital. “Eu cresci andando nessa praça, a foto do meu batismo foi aqui. Lembro até de quando era um menino, franzino e magrelo, ainda em 1969, e essas opulentas árvores eram do meu tamanho”, contou Mesquita.

Ela foi a primeira grande obra arquitetônica construída na cidade e, segundo Mesquita, o próprio crescimento da praça se deve à construção da igreja. “Se formos analisar, a igreja era a única grande obra da cidade,”, explicou Mesquita.

“Naquela época havia um zelo todo especial com a cidade, pois a população era muito mais comprometida, havia vínculos afetivos com o espaço”, disse Mesquita, ao destacar sua infância brincando nos jardins e no orquidário.
Blogdocarpê 


Nenhum comentário