Comunidade Tiningú ganha ambulância para atendimentos à região do médio Curuá-Una

publicidade

A comunidade de Tiningú, na Rodovia Estadual Santarém/Curuá-Una recebeu na manhã deste domingo (23), uma ambulância para atendimento de saúde dos moradores da região. A entrega fez parte da programação de Aniversário de Santarém e contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar, da secretária de saúde Dayane Lima, de representantes da comunidade e de outras autoridades locais.

A ambulância custou R$ 169.800,00 (cento e sessenta e nove mil e oitocentos reais) e foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado Wladimir Costa. A ambulância é de suporte básico (do tipo furgão, marca Renault), para simples remoção, conta com maca e balão de oxigênio. Deve atender toda a região do médio Curuá-Una, ou seja, a comunidade de Tiningú e mais cerca de 23 comunidades da área, beneficiando mais de 10 mil moradores.
Para os moradores, a ambulância representa um avanço significativo no atendimento aos pacientes da região. "Tiningú e as comunidades que serão atendidas por esta ambulância estão em festa hoje. Agradeço ao Prefeito Nélio Aguiar e a secretária de saúde Dayane Lima por terem se empenhado para nos proporcionar este benefício. Saude é prioridade e deve ser ofertada a todos. Não queremos que ninguém adoeça, mas se precisar, vamos poder contar com esta ambulância que vai nos ajudar muito transportando os moradores da nossa região que precisam de atendimento médico", destacou o presidente da comunidade de Tiningu, Raimundo Benedito.

A enfermeira responsável pela UBS Tiningu, Dayana Maia Carvalho disse que a ambulância vai agilizar os atendimentos na área. "Antes contávamos apenas com a ambulância de Boa Esperança, e a comunicação com àquela comunidade era bem difícil. Com a ambulância estando na comunidade, o atendimento será bastante facilitado", agradecendo aos gestores pela iniciativa.
 A secretária Dayane Lima destacou os avanços conseguidos aos moradores da área. "A UBS foi inaugurada em 2012 e ainda estava sem piso e a Semsa se sensibilizou e mandou colocar o revestimento na UBS. Agora estamos entregando essa ambulância que vai beneficiar todos os moradores dessa área, cerca de 23 comunidades que agora terão maior agilidade no atendimento, por que os moradores do Tiningu e região merecem esse benefícios", disse.

Tiningú é a primeira comunidade de região quilombola a ganhar uma ambulância. O prefeito Nélio Aguiar informou que esses avanços estão acontecendo graças aos esforços incansáveis da gestão em buscar parcerias. Ele disse estar tentando montar uma rede de ambulância para que não haja perda de tempo no socorro aos pacientes, especialmente das áreas distantes do centro da cidade, pois cada minuto que se perde faz diferença entre a vida e a morte de quem está precisando. "Nós já entregamos ambulâncias para Alter do chão e para o São Braz, no Eixo Forte. Agora vamos entregar mais duas ambulâncias, uma em Vila Socorro e outra em Vila Curuai. E estamos tentando ainda mais uma ambulância que deve atender a região do Corta-corda. Pra tudo isso, estamos tentando parcerias que nos ajude a concretizar essas coisas (...). E esse é o nosso propósito, governar para todos, sempre buscando parcerias", ressalta o prefeito Nélio Aguiar...


As ambulâncias de Vila Socorro e de Vila Curuai já foram adquiridas e devem ser entregues àqueles moradores no mês de julho deste ano, em data ainda a ser definida.

Ainda na área da saúde, nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Saúde vai entregar o novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Área Verde, em solenidade que ocorre às 17h.

No dia 29 de junho, a Semsa também estará entregando a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Ailton Barros, uma embarcação hospital que deve atender moradores das regiões ribeirinhas do município. A entrega acontece às 10h da manhã, em frente à praça da Matriz.

Blogdocarpê com 


Nenhum comentário