Equipe do Google vai resgatar equipamento de internet que caiu em Santarém

 Uma equipe especializada do Google no Brasil vai até a Fazenda São Geraldo, em uma comunidade de Santarém, para recuperar as peças de um balão do Projeto Loon, que flutua ao redor da terra e possibilita levar internet até os locaias mais remotos. O balão caiu na última quinta-feira, 18, em uma área distante do perímetro urbano do município.

No balão, havia uma lista de contatos com suportes da Google com a linguagem traduzida em diversos países como Brasil, Argentina, Inglaterra, Chile, Índia, entre outros. Os moradores fizeram contato com o suporte no Brasil, que já informou saber sobre a localização do aparelho e que, apesar da queda, ele continuava funcionando normalmente.

Uma guarnição da Polícia Militar que tem base na Vila Curuai, no Lago Grande, já está no local da queda para garantir que o equipamento seja retirado do local pelos seus responsáveis.

Os balões do Projeto Loon são feitos de um plástico biodegradável extremamente fino. Cada balão acompanha acompanha um painel solar que fornece energia para os sistemas eletrônicos, uma caixa que inclui rádios, antenas, um computador de voo e um sistema de controle de altitude.

No solo existem as estações que se conectam á infraestrutura local de internet e enviam sinais ao balão no ar. Cada balão se comunica entre si, formando uma rede de comunicação no ar. Para se conectar a essa internet, as pessoas devem utilizar uma antena especial de internet instalada em suas casas, capaz de enviar e receber sinais dos balões que sobrevoam a área.

Com informações do globo.com

Nenhum comentário