19° Festival da Farinha e Artesanato acontece neste fim de semana em Cucurunã

A comunidade Cucurunã, pertencente ao Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, promoverá neste fim de semana, 10 e 11 de agosto, o 19º Festival da Farinha e do Artesanato. A ideia do festival visa valorizar a produção familiar com destaque aos produtos derivados da mandioca e artesanato e resgatar a cultura local. A estimativa dos organizadores é que pelo menos 10 mil pessoas passem pelo local nos dois dias de programação.
O evento é uma iniciativa da Associação de Moradores e Agricultores da Comunidade Cucurunã em parceria com o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Consulte e Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).

A abertura do festival será no sábado (10), às 20h, com uma missa, seguida de apresentações de carimbó e quadrilhas. No domingo (11), as atividades iniciam às 7h30 com o café regional, venda de iguarias regionais, bingão e apresentação da rainha do festival. A programação encerra às 23h.
Além dos derivados da farinha como o tucupi, beiju cica, beiju mole e a farinha de tapioca, também serão comercializados outros itens típicos da gastronomia paraense: vatapá, galinha caipira, pato no tucupi e tacacá farão parte do cardápio. O Festival beneficia diretamente cerca de 50 famílias que expõem e vendem seus produtos durante o evento.

Como chegar a Cucurunã
A comunidade fica a sete quilômetros distante de Santarém e o acesso se dá pela rodovia Everaldo Martins (PA-457). Há ônibus no sábado e no domingo das linhas identificadas como Cucurunã, Ramal dos Coelhos, Vila Nova, Alter do Chão, Irurama e Ponta de Pedras. Os ônibus dessas linhas começam a rodar às 4 da manhã e encerram à meia-noite.

No local, já há uma faixa anunciando o festival.

Programação Oficial
10/08 (sábado)
20h - Missa da farinha
21h - Apresentação de danças folclóricas do município

11/08 (domingo)
07h30 - Café Regional
12h - Almoço com comidas típicas
14h - Domingão Alegre
17h - Bingão
18h - Apresentação da Rainha do Festival
19h30 - Festa de Encerramento
23h - Encerramento

Blogdocarpê 

Nenhum comentário