Helder Barbalho afirma que o governo do Pará não tem estrutura para combater queimadas

O governo do Pará não possui estrutura para combater sozinho as queimadas, garante o governador Helder Barbalho (MDB). Ele assegura que está em busca de ajuda do governo federal para que as forças armadas venham ajudar no combate das áreas que estão sendo queimadas no território paraense.

Segundo Helder Barbalho informou em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, 23, o governo estadual está combatendo as queimadas e desmatamentos ilegais na região da rodovia Transmazônia, principalmente no município de Anapu.

O governador paraense garante que 72% das áreas que estão queimadando no Estado são terras da União. Helder Barbalho afirmou que o governo estadual precisa combater o desmantamento nestas áreas, e pra isso, também precisa do apoio dos governadores e dos governos estaduais.

Para o governador paraense, o que está acontecendo na floresta amazônica é muito sério e que toda a devastação da floresta precisa ser controlada, urgentemente, antes que as autoridades percam os ativos disponíveis na Amazônia.



Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Pará, somente de janeiro até agora, já houve 335 casos de incêndios nas áreas de florestas no Pará. Em todo o ano de 2018, houve 459, uma demonstração que até o final do ano, muito mais áreas florestais podem ser devastadas pelo fogo na região.

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para investigar queimadas em vários municípios paraenses, após uma suposta convocação de madeireiros e fazendeiros nas regiões do sul e sudeste do Estado. Os dados alarmantes de aumento dos focos de incêndio na Amazônia, mostrados pelos sistemas de satélite motivaram a medida.

Os procuradores da República em Santarém, Itaituba, Altamira e Belém apuram a relação entre a redução da fiscalização ambiental e o crescimento, registrado em dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 50% no desmatamento e de 70% nas queimadas.

Fonte Roma News

Nenhum comentário