Pará começa vacinação contra sarampo nesta quinta

publicidade

Uma campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta quinta-feira, 22, o Pará. A ação é destinada a crianças de seis meses a menores de um ano de idade, faixa etária mais vulnerável a casos graves e falecimentos em função da doença. A dose de vacina ministrada é nomeada tecnicamente de “dose zero” – não substitui e não vale para o calendário nacional de vacinação da criança.

Além de levá-las para a vacinação, os responsáveis devem encaminhar as crianças para receber a tríplice viral contra sarampo, rubéola e caxumba aos 12 meses (1º dose) e a vacina treta viral (ou tríplice viral) mais varicela aos 15 meses (2ºdose), cumprindo o espaço mínimo de 30 dias entre as doses.

Segundo o boletim anunciado pelo Ministério da Saúde, nos últimos três meses, o Brasil registrou 1.680 casos de sarampo, ocorrendo 99% em São Paulo. No Estado do Pará, atualmente, há 53 casos confirmados da doença, especificamente na região Oeste, local que foi promovida outra campanha de vacinação de 10 de junho a 12 de julho, direcionada aos jovens de 15 a 29 anos.

Com informações de Sespa.


Nenhum comentário