Coleta de água para novo estudo de balneabilidade começa pelas praias de Alter do Chão

Começou na manhã deste sábado (14), na vila balneária der Alter do Chão, distante 37km de Santarém, oeste do Pará, a coleta de amostras de água para o novo estudo de balneabilidade nas praias localizadas na margem direita do Rio Tapajós.

As coletas foram concentradas no rio Tapajós (canal principal), praia do Cajueiro, orla (escadaria e parte final), praia do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e praia da Ilha do Amor.

De acordo com o técnico da Conágua Ambiental, Vinícius Alves, as coletas são feitas no período trimestral. "Os outros resultados atestaram que as praias de Santarém estão próprias para banho. Aqui em Alter do Chão são oito coletas em seis pontos, coletados num intervalo de 24 horas, e fora de Alter mais três pontos", disse.

O técnico explicou que o procedimento é o seguinte: os pontos são percorridos, e as amostras de 100ml coletada, que depois são levadas para o laboratório, onde são feitos todos os ensaios.

Até o dia 18 de setembro, as equipes também farão coletas nas praias Ponta de Pedras, Pajuçara e Maracanã. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, e tem coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário