Garimpeiros e indígenas mantêm bloqueio na BR-163 em Itaituba-PA

publicidade

Cerca de 250 pessoas – entre pequenos garimpeiros, trabalhadores de garimpos e indígenas – continuam bloqueando o trecho da BR-163 na altura do km 411, no Distrito de Moraes Almeida, em Itaituba, na região sudeste do Pará. A interdição já dura mais de 24 horas e os manifestantes exigem, entre outras coisas, a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para desobstruir a via.

O grupo ocupa as duas faixas da estrada desde às 9h da manhã de segunda-feira, 9. Após a chegada de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes aceitaram liberar a passagem de veículos a cada 6 horas. A medida, segundo a PRF, tem evitado que grandes congestionamentos se formem ao longo da rodovia. Ontem, o congestionamento chegou a cerca de 9 quilômetros em uma das pistas e de 1,2 quilômetros na outra.
Além da presença do ministro de Meio Ambiente, os manifestantes, que que protestam contra a fiscalização ambiental iniciada após às denúncias de queimadas na Amazônia, reivindicam a cessação das ações dos órgãos ambientais que destroem os maquinários; e a legalização simplificada de áreas de mineração exploradas por pequenos garimpeiros.

Fonte Roma News


Nenhum comentário