15º Festival da Galinha Caipira valoriza a culinária local e atrai grande público

Milhares de Pessoas prestigiaram do 15º Festival da Galinha Caipira, realizado neste fim de semana na comunidade Estrada Nova, localizada na região de Planalto, Rodovia Santarém-Curuá-Una (PA-370), distante 14 km de Santarém. A ideia do festival foi incentivar e valorizar as famílias a investirem na criação de galinhas caipiras, destacando a gastronomia local, com pratos típicos.

O festival foi organizado pela Associação de Moradores e Produtores Rurais de Estrada Nova (Amprenova), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e empresários locais.

O festival agitou toda a comunidade e atraiu visitantes da área urbana do município, além de cidades vizinhas. Ele contou com shows musicais e culturais, com artistas nacionais e bandas locais, além de um cardápio tradicional feito à base de galinha caipira. O prato da galinha variava entre R$ 12 e R$ 15.
Para o festival foram preparadas aproximadamente 200 galinhas feitas pelos próprios moradores da comunidade. Nesse sentido, foi oferecido um cardápio feito somente à base de galinha caipira como: torta, salpicão, vatapá, farofa, sopa e guisado, junto com outras delícias regionais como: vatapá, tacacá, bolo de macaxeira, pudim, doces e mingau de milho.

A coordenadora do festival, Jilcilene Freitas, avalia positivamente a edição 2019. Segundo ela, houve participação maciça da população, tanto urbana quanto rural. "Esse ano o festival foi um dos melhores. Desde a organização até a participação do público nos dois dias de evento. Esperamos que o próximo ano seja melhor ainda", informou

A ideia de criar o Festival da Galinha Caipira, na Estrada Nova, surgiu a partir de um pequeno grupo de 20 pessoas da comunidade, há cerca de 15 anos. Desde lá o evento só cresceu.

A comunidade Estrada Nova fica na margem direita da Rodovia Santarém-Curuá-Una (Km 14, da PA-370) e é constituída por 300 famílias.

Blogdocarpê 

Nenhum comentário