Áreas prioritárias para o Lago Grande são discutidas durante reunião entre comunitários, PMS e Incra

Reunião detalhou ações nas áreas de infraestrutura, abastecimento de água e agricultura familiar. Foto-Luan Rodrigues/SemapA 

Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), recebeu lideranças da região do Lago Grande. A reunião ocorreu nessa terça-feira (29) e contou com a presença do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Em pauta, temas relacionados à infraestrutura rural, abastecimento de água e fomento à agricultura familiar.

Representando o prefeito Nélio Aguiar, o titular da Semap, Bruno Costa, ressaltou que a equipe de governo tem se empenhado em resolver os problemas na zona rural, a partir de investimentos que estão sendo realizados. "Estamos trabalhando, principalmente, para garantir melhor trafegabilidade nos ramais, além disso estamos investindo na melhoria do abastecimento de água e saneamento básico com a entrega de novos microssistemas e, também, estamos oferecendo melhores condições para desenvolver a agricultura familiar".

Bruno Costa reiterou que as ações públicas para beneficiar as comunidades do Projeto de Assentamento Agroextrativista Lago Grande (PAE Lago Grande) são compartilhadas com o Incra.

Ações realizadas pela PMS/Semap
Semap já recuperou mais de 40 km de ramais na região do Lago Grande. Foto-Ascom Semap

A região do Lago Grande possui 80 comunidades. A Prefeitura de Santarém, por meio da Semap, vem realizando um importante trabalho em áreas consideradas prioritárias. Na parte de infraestrutura, somente no primeiro semestre deste ano, foram recuperados 42,5 Km, que contemplam, também, parte do Baixo Amazonas. Os serviços de manutenção beneficiaram as comunidades Vila Brasil; Vila Goreti; Bacabal; Itacumini; Jacaré; Vila Amazonas; Arapixuna, Carareacá; Dourado; Picãe; Piauí e Guajará.

Abastecimento de água - Recentemente, a Prefeitura de Santarém em parceria com o Projeto Saúde e Alegria (PSA) entregou microssistemas de abastecimento de água nas comunidades: Membeca; Santana; Castanhalzinho; Solenidade; Terra Preta e Bom Jardim.

Agricultura familiar - Deve ser assinado Termo de Cooperação Técnica entre o município de Santarém e o Incra. O objetivo é desenvolver ações conjuntas voltadas aos trabalhos de assistência técnica e elaboração de projetos, visando a liberação de créditos para as famílias e assim fomentar à agricultura familiar naquela região.

Blogdocarpê com informações Ascom

Nenhum comentário