Corpo de Bombeiros alerta para avaliação de imóveis no Pará

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará fez um alerta sobre a importância da fiscalização em imóveis. De acordo com a Diretoria de Serviços Técnicos (DST), responsável pelos serviços de avaliações em imóveis e obras, ao perceber o risco de forma antecipada é possível adotar medidas de prevenção que salvam vidas.

De janeiro a setembro deste ano, os Bombeiros realizaram 728 avaliações emergenciais em imóveis. Contudo, houve queda no número de chamadas para esse tipo de serviço se comparado com o mesmo período do ano passado. Essa redução, segundo o major Pablo, subdiretor de Serviços Técnicos, é preocupante.

O serviço traça metas para prevenir desabamentos e outros tipos de sinistros, como riscos de incêndios e falta de sinalização de saídas de emergências. “A nossa meta até o final deste ano, é atingir ao menos 1000 avaliações em obras”, afirmou.

Confira as principais dúvidas em relação ao Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico:

- O que é? A Atividade Técnica do Corpo de Bombeiros é relacionada às normas de segurança contra incêndio, análises de projetos, vistorias técnicas nas edificações, concessão de Auto de Vistoria (AVCB) e, principalmente, prevenção contra incêndio e pânico.

- Qual a importância? No momento em que uma edificação é regularizada pelo Corpo de Bombeiros entende-se que ela passou por uma vistoria e foram avaliadas condições de segurança como: abandono facilitado e seguro de um prédio em chamas; dificuldade da propagação do fogo e da fumaça dentro da edificação; existência de equipamentos de combate a princípio de incêndio e outras avaliações.

- O que é AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)? É o documento que comprova que a edificação possuía o sistema de segurança contra incêndio e pânico (equipamentos de combate a incêndio, facilidade de acesso pelos bombeiros, saídas de emergência e outros) no momento do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

- Quem é obrigado a ter o AVCB? Todas as edificações existentes ou a serem construídas necessitam de regularização no Corpo de Bombeiros, apenas as residências unifamiliares não são obrigadas a ter o AVCB.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário