Header Ads

Aldeia Açaizal recebe microssistema de abastecimento de água potável

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), entregou nesta quinta-feira (21), o microssistema de abastecimento de água à moradores da Aldeia Açaizal, Região da Curuá-Una. A entrega garante aos indígenas água potável e de qualidade, além de marcar mais um compromisso de campanha sendo cumprido pelo Prefeito Nélio Aguiar.
A obra no valor de R$ 419.273,05 irá beneficiar 72 famílias e foi construída com recursos próprios do governo municipal. A estrutura do microssistema é integrada por um poço de 160 metros de profundidade e 5.271 metros de rede de água distribuída.

A cerimônia de inauguração iniciou com a apresentação da dança indígena da Escola Dom Pedro II e um poema lido por duas alunas do sexto ano como forma de agradecimento ao prefeito Nélio Aguiar.

O gestor municipal destacou o compromisso do município em levar água potável e de qualidade aos indígenas. Relatou ainda que foi um compromisso de governo firmado em campanha e que foi concretizado. "Era um sonho antigo de Açaizal, e nós assumimos este compromisso de entregar o microssistema aos moradores. Com muita alegria concretizamos este sonho, investindo em saneamento básico e com isso melhorando a qualidade de vida da população", disse Aguiar.
A Aldeia Açaizal, localizada na Região da Curuá-Una, antes não possuía sistema de abastecimento de água. A maioria dos comunitários usufruiam de poços "caseiros" particulares existentes em outras comunidades.

Emocionado, o cacique da Aldeia Josenildo Munduruku, agradeceu ao prefeito. "Hoje é um dia de festa para todos da aldeia. Uma obra esperada por tantas gerações. Tanto tempo esperávamos por água de qualidade e finalmente o momento chegou. Agradecemos ao Prefeito Nélio pelo compromisso firmado conosco. Este microssistema vai ajudar bastante no cotidiano dos aldeados", relatou.

Um dos beneficiados pelo empreendimento é o produtor Raimundo Oliveira, 54 anos. Ele relata que antes tinham que caminhar mais de 2km para terem água nas residências. Para ele a chegada do microssistema além de levar água potável às residências também vai facilitar o fomento da agricultura familiar na comunidade. "É um momento de gratidão. Antes, sofríamos com a falta de água, caminhávamos longas distâncias para conseguir o líquido, era muito difícil", contou.
Para o secretário da Semap Bruno Costa trata-se de mais uma conquista do governo municipal que foi entregue às famílias através de esforço e dedicação. "Agora, finalmente, vamos colocar um fim nesse drama da falta d'água que atingia a população. É uma conquista do governo municipal através do nosso prefeito Nélio em prol dos moradores da localidade", disse Costa.

Participaram da inauguração, o prefeito Nélio Aguiar, o vice-prefeito José Maria Tapajós, o titular da Semap Bruno Costa, vereador Júnior Tapajós, além de lideranças e representantes da Aldeia.



Blogdocarpê com informações Ascom

Nenhum comentário