Header Ads

Em visita à Prefeitura de Santarém, estudantes exercitam educação fiscal na prática

Visita proporcionou aos alunos mais conhecimento sobre tributos fiscais. Foto: Breno Santana. 

Estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Luzia visitaram na manhã desta quinta-feira (21), o prédio da Prefeitura de Santarém. A visita faz parte das atividades do Projeto de Educação Fiscal 'A Escola como um bem coletivo e o direito a um ambiente acolhedor'. O trabalho é desenvolvido pela professora Eliana do Patrocínio Cruz e tem como objetivo promover a consciência cidadã quanto à função social do tributo, além de proporcionar conhecimentos sobre a conservação do patrimônio público.
Prefeito Nélio Aguiar 'debateu' o assunto com os alunos. Foto: Breno Santana. 

A turma com aproximadamente 60 alunos foi recepcionada pelas integrantes do Grupo de Educação Fiscal de Santarém (Gmef), Carla Nascimento e Sara Silva. Em seguida, o prefeito Nélio Aguiar recebeu os estudantes na Sala de Reunião. Depois, os alunos, acompanhados dos seus professores conheceram o gabinete do prefeito e outros espaços da sede do Executivo Municipal.

Para o prefeito Nélio, é uma honra receber a visita dos estudantes e tratar sobre um tema de grande relevância que é a Educação Fiscal. "É com muita alegria que recebemos os alunos da Escola Santa Luiza. Eles fizeram alguns questionamentos e foi muito bom esclarecer como funciona o serviço público. Eles cantaram uma paródia muito bonita conscientizando os adultos a pedirem a nota fiscal na hora da compra. Essa simples ação contribui para o desenvolvimento da sociedade. Nota fiscal é garantia de tributos arrecadados para poder fazer os investimentos necessários em prol da população", destacou o prefeito.

 De acordo com a professora Eliana, esse é um momento importante para os alunos, uma forma de colocar em prática o que aprendem em sala de aula. "Dentro das ações do nosso projeto de Educação Fiscal estamos trabalhando a temática de preservação dos espaços públicos de Santarém. Eu fiz uma pesquisa e concluí que muitos dos nossos alunos não conheciam esses ambientes como a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, o Centro Cultural João Fona, a Casa da Cultura, a Igreja da Matriz, o Teatro Municipal Victória e outros espaços. A ideia é que eles vivenciem a teoria e a prática, pois eles precisam saber da importância de cuidar e preservar esses ambientes", explicou.

A aluna Kemyle Safira, 9 anos, ficou feliz em conhecer a sede do administrativo municipal. Mesmo com pouca idade, a aluna já é consciente dos seus direitos e deveres. "É importante falar sobre os impostos. Sem o pagamento do tributo o prefeito não consegue arrumar nossas ruas e melhorar a saúde", comentou a estudante.Trabalho de consciência cidadã foi reforçado com visita ao órgão público. 

Nenhum comentário