Header Ads

Internos custodiados pela Susipe participam de projeto em escola de Santarém

A Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) em parceria com a Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará, iniciou na manhã desta sexta-feira (29) uma etapa do projeto “Conquistando a liberdade”, que possibilitou que internos do Centro de Recuperação Penal Agrícola Silvio Hall de Moura (Crashm) realizassem serviços de capina na Escola Municipal Santo André.

O projeto tem como objetivo reinserir a pessoa privada de liberdade na sociedade, de uma forma que possa contribuir com a comunidade.

De acordo com o diretor da Susipe, Belquior Machado, os detentos cumprem pena no regime semiaberto e têm um bom comportamento dentro da penitenciária. O detento que trabalhar três dias durante o projeto poderá ter um dia da pena diminuída.

“Com o projeto os internos têm a oportunidade de serem inseridos na sociedade e também podem ter direito na redução da pena”, explicou.

A responsável pelo setor de reinserção, Ana Raquel Sousa destacou que além dos serviços realizados, os internos também tiveram um momento de conversa com os alunos da escola no qual realizaram de forma aberta alguns alertas sobre os perigos da violência e a vida dentro do cárcere.
“A escola é um espaço emblemático de socialização, em que os filhos e netos de cada morador recebem conhecimentos e convivem com colegas, amigos, professores, ou seja, a comunidade escolar, e esperamos que também seja um espaço de ressocialização através dos trabalhos realizados pelos custodiados do sistema penitenciário”, enfatizou.

O projeto será realizado de forma contínua, revitalizando diversas escolas e espaços públicos da cidade de Santarém, com cronograma montado pela Susipe e Câmara Municipal com o apoio do diretor do Crashm, capitão Elson Nascimento Silva.

G1 Santarém 

Nenhum comentário