Header Ads

Municípios do Baixo Amazonas discutem as Políticas de Atendimento ao Trabalhador

Os municípios do Baixo Amazonas reuniram-se na última quarta-feira (21), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), no II Encontro de Gestores do SUS da Saúde do Trabalhador, para um estudo aprofundado sobre as políticas direcionadas ao atendimento do SUS, por meio dos Centros de Referências em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Coordenador do Cerest Estadual Marco Aurélio, na mesa de abertura do eventoRepresentantes de Alenquer, Curuá, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná e Santarém estiveram no evento e foram saudados pelo coordenador do Cerest/Estadual, Marco Aurélio, que falou dos desafios dos órgãos no Pará. "Nós, do governo do Estado, estamos muito felizes em estar aqui, pois percebemos o compromisso de todos que vieram para esse debate, onde estamos encaminhando uma proposta de governo que é inicialmente valorizar nossos servidores, pois são eles que vão levar a política do bom atendimento, esse é o primeiro desafio."

Marco Aurélio ressaltou ainda sobre a atuação integrada, necessária a política pública do trabalhador. Engajados neste compromisso, a previsão é que o encontro ocorra todos os anos para que haja mais representação e reflexão nesta direção.

Para o coordenador do Cerest/Regional, Nilton Santos, o evento alcançou seus objetivos. "O evento foi um sucesso, tivemos a participação de seis municípios, com a presença de gestores do Cerest/Estadual e da Sespa. Tivemos palestras sobre as Políticas Públicas direcionadas ao trabalhador e com conteúdo motivacional. Em 2020, faremos outro evento para continuar a discussão para avançarmos na sensibilização da saúde do trabalhador. Dando ênfase a um trabalho integrado, para dar um acolhimento melhor ao profissional", ressaltou.Coordenador do Cerest Regional Nilton Santos apresentando os municipios presentes no evento

A chefe da Divisão Técnica da Semsa, Maria do Desterro, que representou a secretária de Saúde, Dayane Lima, que está na capital do estado cumprindo agenda de reunião de projetos da saúde, destacou o compromisso da secretaria no avanço do atendimento do trabalhador. "Nosso coordenador regional, Nilton Santos, descreveu muito bem o esforço que o município faz, por meio do Cerest e sua competência pelo desenvolvimento da saúde do trabalhador na região. A observância quanto à dedicação e o compromisso são notórios, e esse encontro demonstra isso, pois nesse espaço de debate podemos analisar onde estamos, quanto ao desenvolvimento desta política tão importante para os trabalhadores e o que precisamos fazer para avançar ainda mais, não só em nosso município, mas onde o Cerest atua", frisou.

Equipe de Multiprofissionais do Cerest Regional e Estadual.Todos os representantes dos municípios foram unânimes em falar que o Encontro de Gestores é um mecanismo para esclarecimentos sobre o efetivo trabalho do Cerest para a garantia do acesso a Política Pública de Saúde do Trabalho. Além das representações dos seis municípios, estiveram presentes no evento, a diretora da 9ª Regional de Saúde Marcela Tolentino, membro da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador, do Conselho Municipal de Saúde de Santarém Everton Firmino, o representante do Hospital Municipal de Santarém Josimar da Silva Ribeiro.

Blogdocarpê com informações Ascom

Nenhum comentário