Header Ads

Santarém recebe equipamentos do Governo do Estado para continuar avançando na saúde da mulher


Secretária Dayane Lima recebe da Sespa documento de entrega de equipamentos para atendimentos no Centro de Referência em Saúde da Mulher. Foto-Ascom Semsa

Com as altas taxas de mortalidade por câncer de colo uterino, o Ministério da Saúde (MS) elaborou o projeto-piloto Viva Mulher! No projeto foram desenvolvidos protocolos para a padronização da coleta de material e para o seguimento e conduta frente a cada alteração citológica. Em uma extensa agenda de compromissos, na semana passada, em Belém a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, recebeu no último dia 14, da Coordenação Estadual de Atenção Básica Oncológica materiais técnicos para a realização de atendimentos às mulheres que procuram o Centro de Referência para procedimentos.

"Com a instalação dos equipamentos, o Centro de Referência em Saúde da Mulher terá condições de atender mais e melhor as pacientes com leões precursoras de câncer do colo uterino, pois, quando os materiais estiverem instalados serão realizadas colposcopias, biópsias e Excisão da Zona de Transformação (EZT). É um grande avanço na saúde da mulher em nosso município", explicou Dayane.
Talita Liberal, do Centro Regional de Governo do Oeste do Pará, entrega equipamentos ao ginecologista Dr. Loureiro e a enfermeira Dináuria Faria. Foto-Ascom Semsa

Para a enfermeira coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Dináuria Faria, os equipamentos facilitarão o diagnóstico e tratamento do câncer uterino. "O Centro atende mulheres referenciadas das Unidades Básicas de Santarém e municípios vizinhos com resultados de citologias alteradas, onde deverão confirmar o diagnóstico e o tratar ambulatoriamente. Os equipamentos facilitarão o diagnóstico precoce e tratamento dessas alterações cervicais", informou.

O EZT é um procedimento destinado a tratar as lesões pré-invasivas do câncer de colo uterino. E para o atendimento com o intuito de diagnosticar e tratar a doença, a Prefeitura de Santarém, por meio da Semsa, recebeu os seguintes materiais:

01 Aspirador de vapor biológico

01 Bisturi elétrico

08 Eletrodos alça Nº 7

04 Eletrodos alça Nº 8

06 Eletrodos alça Nº 9

08 Eletrodos alça tipo bola 3mm

08 Eletrodos alça tipo bola 5mm

04 Espéculos teflon tamanho G

05 Espéculos teflon tamanho M

04 Espéculos teflon tamanho P

13 Filtros de vapores biológicos

07 Pinças medina 5 mm

07 Pinças Pozzi

Os 76 materiais serão utilizados pelo médico ginecologista e os demais profissionais do Centro de Referência em Saúde da Mulher.


Blogdocarpê com informações Ascom

Nenhum comentário