Header Ads

Novos abrigos instalados pela Prefeitura garantem mais conforto aos usuários do transporte público

Os usuários de transporte público aprovaram os novos abrigos de passageiros
instalados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), nos principais corredores de trânsito da Cidade.
A Instalação foi iniciada no mês passado e, até agora, já são mais de noves abrigos instalados através de um contrato por meio de parceria público privado. Ao todo 100 abrigos serão instalados de forma gradativa nos pontos de parada dos coletivos em.
A ação integra as medidas da gestão do prefeito Nélio Aguiar para melhoria do sistema de transporte de Santarém, garantindo mais conforto aos usuários de ônibus.

"O novo abrigo assegura acessibilidade a cadeirantes e pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. As melhoria do sistema de transporte, implantada na gestão do prefeito Nélio Aguiar, passa também pela melhoria de abrigos, do trânsito com faixas de pedestre e preferenciais", disse o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Jesus

Os abrigos que estão sendo instalados na cidade possuem um novo padrão em relação aos atuais abrigos existentes, sendo capazes de oferecer melhores condições de receber os passageiros na espera diária de ônibus.

Nas paradas com um maior fluxo de pessoas, estão sendo colocados abrigos com o dobro ou triplo dessas dimensões. "Acho que esse é um investimento importante porque muitas vezes a gente chega cansada na parada e precisa ter o mínimo de conforto enquanto espera o ônibus. Sem falar da necessidade de se proteger da chuva e do sol", observou a estudante Karina Moraes.

As irmãs Maria e Maria Eunice Pinheiro, sempre pegam ônibus na parada próximo ao Equilíbrio na Av. Rui Barbosa com sete de Setembro"Agora está bem melhor. A parada está bem identificada", disse Maria Ducarmo. "Sem dúvida está bem mais confortável para todos que esperam ônibus aqui", completou Eunice Pinheiro.

Na instalação desses novos modelos, serão priorizados os principais corredores e vias da cidade, destacando-se locais onde não existem abrigos e possuem espaço suficiente para comportar o equipamento e onde tem abrigos danificados (como ocorre em locais como próximo ao cemitério centrais e próximo à  praça da Nova República, entre outros).

ACESSIBILIDADE

Outro aspecto de destaque na composição da estrutura do novo modelo de abrigo diz respeito à acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. Nesse quesito, a Prefeitura, em consonância com as demandas desses usuários, seguindo regras estabelecidas pela Associação de Normas Técnicas (ABNT) incluiu no projeto um espaço para acomodar cadeirante e piso táctil de alerta na área da frente. Esse procedimento segue outras ações de acessibilidade à pessoa com deficiência que já estão sendo realizadas em outros pontos de grande fluxo de pessoas na cidade. As obras de rampa e acesso serão iniciadas logo após a instalação do abrigo.

Blogdocarpê

Nenhum comentário