Header Ads

Pará tem 630 mil títulos de eleitor cancelados por falta de biometria

Em 2020, a eleição para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores será 100% biométrica no estado

Nesta terça-feira, 3, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará realizou uma reunião para falar sobre a conclusão da biometria e os próximos passos para as eleições do ano que vem, considerado que o estado será o primeiro de médio porte no Brasil a concluir esse feito. Na ocasião, participaram da reunião o presidente do TRE, desembargador Roberto Moura, e o secretário de tecnologia e informação, Felipe Brito.

Em 2020, os eleitores paraenses vão eleger seus prefeitos, vice-prefeitos, e vereadores em seus 144 municípios, em uma eleição totalmente biométrica. São quase 5,4 milhões de eleitores aptos para votar.

Com a biometria, cerca de 630 mil títulos foram cancelados em razão do não comparecimento. Vale ressaltar que com o título cancelado o eleitor fica impossibilitado de assumir cargos públicos, sacar benefícios sociais como: bolsa família e seguro defeso e fica impossibilitado de exercer o direito ao voto.

Biometria

A biometria é um sistema de reconhecimento individual que, por meio da digital, proporciona total segurança na hora do voto, já que, com a identificação biométrica não existe a possibilidade de um eleitor votar no outro.

Quem não realizou o cadastro da biometria
O eleitor que busca se regularizar tem até o dia 6 de maio para procurar o cartório eleitoral mais próximo, munido de um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado

Fonte Roma News

Nenhum comentário