Header Ads


Prefeito Nélio Aguiar entrega a ampliação de mais uma escola da rede municipal

A comunidade escolar da Escola Municipal Delano Riker Teles de Menezes, no bairro Elcione Barbalho, foi presenteada nesta segunda-feira (16), com a ampliação do prédio. Foi construído um bloco com duas salas de aula, com fundação e estrutura em concreto armado, paredes em alvenaria, cobertura e telha cerâmica. O investimento foi de R$ 123.348,37. A ampliação faz parte do compromisso da Prefeitura de Santarém sob a administração do prefeito Nélio Aguiar de continuar o progresso na educação do município.
As duas salas de aula vão atender 100 novos alunos e com isso, a escola passa a atender 346 alunos do Ensino Infantil, Pré-escolar, Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, e conta ainda com 18 servidores. Fundada no dia 7 de outubro de 2009, o nome da escola homenageia o vice-prefeito de Santarém Delano Riker falecido em 2008.

O prefeito Nélio Aguiar disse que no bairro Elcione Barbalho houve um crescimento populacional considerável, com isso, a demanda de vagas nas escolas também aumentou. "Com a ampliação de duas novas salas de aula a rede municipal passa a ofertar mais vagas. Temos compromisso com a educação de nossas crianças. Engajamos assim a viabilização da educação de qualidade e digna aos estudantes, e um ambiente adequado de trabalho aos servidores, a gestão, aos professores e ao pessoal de apoio. Por isso e pelo grau de comprometimento em ofertar uma educação de qualidade às crianças, os servidores da Escola Delano Riker estão de parabéns", ressaltou Nélio.
O prefeito também enfatizou que apesar das dificuldades que o país enfrenta, depois de um bom planejamento foi possível ajustar o pagamento do servidor e ainda economizar recursos para investir na manutenção da rede municipal. "Estados brasileiros considerados ricos estão sofrendo muito, como é o caso do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro e nós aqui no Norte do Brasil estamos conseguindo fazer uma gestão eficiente, por meio da aplicação dos recursos de maneira séria, a fim de evitar desperdícios", ressaltou.
Com isso, Santarém conseguiu chegar a um equilíbrio fiscal e hoje se tem no orçamento da educação recursos suficiente ao pagamento do servidor em dia, inclusive, com o cumprimento do Piso Nacional da Educação, o custeio da Merenda Escolar. Somado a recuperação da capacidade de investimento, que há sete anos o município não se podia fazer. "O resultado prático de tudo isso foi à assinatura de 21 ordens de serviço para construção, reforma e ampliação de escolas da rede municipal, nas áreas urbana e rural do município", disse o prefeito.

Na ocasião, o prefeito lembrou ainda que ao assumir a prefeitura retomou mais de 30 obras inacabadas, inclusive, o Hospital Materno Infantil, que estava completamente abandonado.

"A gestão sempre está atenta aos compromissos com o servidor, com o pagamento atualizado do 13° salário, realizado no dia 6 de dezembro", destacou. Nélio anunciou ainda que os servidores que atuam no prédio da Semed vão receber os seus vencimentos de dezembro na próxima sexta-feira, dia 20, e anunciou a construção de uma unidade de saúde aos moradores do bairro Amparo e assim como os projetos que estão tramitando em Brasília que vão levar mais asfalto a grande área de Elcione Barbalho.
A secretária de Educação Mara Belo disse que entregar a ampliação de escola sempre é muito gratificante, porque junto com as ações também vão mais oportunidades, mais conforto e dignidade. A secretária fez menção aos desafios encontrados quando assumiu a pasta da Semed. "Os recursos só cobriam a folha de pagamento. O maior desafio foi recuperar o poder de investimento para a manutenção das escolas. Foi assim, que a Semed conseguiu regrar os recursos para construir, ampliar e revitalizar as escolas da rede municipal", concluiu.

A diretora da Escola Delano Riker agradeceu a ampliação da escola e disse ser motivo de festa e reconhecimento pelo trabalho do prefeito Nélio Aguiar e da secretária Mara Belo. Segundo ela, Mara Belo foi a primeira secretária de Educação que visitou a escola em um momento de muita dificuldade. "Foi a partir daquela visita que a Semed passou a atender a escola Delano Riker", ressaltou. Recordou ainda que os vigias foram fundamentais no momento em que a escola foi ameaçada por sucessivos alagamentos e em um desses momentos foi que a secretária presenciou o drama dos servidores quando tentavam livrar os equipamentos da chuva. Esse problema foi resolvido por um trabalho de drenagem feito pela Prefeitura em parceria com a associação de moradores. Depois disso veio à construção das duas salas de aula e a revitalização geral da pintura da Escola.

O presidente da associação dos Moradores de Elcione Barbalho, Jonas Gama, destacou que a ampliação da escola é muito importante à comunidade porque vem contribuir com melhor aprendizado das crianças do bairro e das adjacências, porque a escola também atende alunos de outros bairros mais próximos. Jonas destacou que a parceria se dá por meio da interação com a escola e comunidade, por meio da associação de moradores, visando fortalecer a segurança e com isso garantir uma educação de qualidade.
O vice-presidente, João Almeida, destacou o trabalho do prefeito Nélio Aguiar por Elcione Barbalho, listando uma relação de ações, tais como: o campo iluminado, que muito contribuiu com o esporte da comunidade; a troca das luminárias das ruas do bairro; a aquisição de mais 28 postes; a sinalização da rua pavimentada, através da SMT, garantindo segurança as crianças; sistema de abastecimento de água construído por intermédio do prefeito Nélio Aguiar; assim como a pavimentação do trecho que passa pelo viaduto e agora a ampliação das duas salas de aula.
Apresentações Culturais - houve apresentação do Grupo Sintonia Dança, cujos integrantes são meninas moradoras da comunidade; os servidores da escola homenagearam o Prefeito Nélio Aguiar e a secretária Mara Belo, com a música, "Em Cristo sou mais que vencedor" e a aluna Ana Clarisse Mota da Silva, de sete anos de idade, em nome dos estudantes da escola, fez um agradecimento ao governo municipal, em especial, ao Prefeito Nélio Aguiar.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário