Header Ads

Prefeitura conclui construção de faixa elevada na Avenida Curuá-una

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), concluiu a implantação da faixa elevada para travessia de pedestres na Avenida Curuá-una. O objetivo da nova sinalização é garantir mais segurança no trânsito e, consequentemente aos pedestres.

Além da faixa elevadas foram instaladas as sinalizações verticais com placas, e horizontais com redutores de velocidade. O objetivo é dar maior visibilidade aos condutores de veículos quanto a instalação do novo dispositivo de segurança.
"A ação além de ampliar a visibilidade na travessia de pedestres, vai ajudar a reduzir a velocidade dos automóveis dentro da área urbana da cidade, garantindo mais segurança para motoristas e pedestres, principalmente naquele trecho onde já registramos muitos acidentes. Além disso, outro beneficio que a faixa elevada propicia é a passagem no mesmo nível da calçada, facilitando o trânsito daquelas pessoas com dificuldade de locomoção, crianças, idosos, cadeirantes", explicou o secretário de mobilidade e trânsito Paulo Jesus.

O uso das faixas elevadas é regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da resolução 738/18, que estabelece os padrões e critérios para a instalação de travessias elevadas para pedestres em vias públicas. Por questões de segurança, a implementação deste dispositivo deve ser acompanhada de sinalização adequada, tanto vertical quanto horizontal.

Em Santarém, 4 dispositivos de segurança para travessia de pedestres já foram instalados, sendo na Rodovia Fernando Guilhon, Rua E, Ismael Araujo e agora a quinta na Avenida Curuá-una.

A previsão é que mais faixas elevadas sejam construídas. A próxima será na Avenida Muiraquitã seguindo o cronograma montado a partir de visitas técnicas realizadas pela equipe de engenharia da SMT com início a partir da próxima segunda-feira (16).




Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário