Header Ads




Sessão na Câmara encerra atividades de 2019 e homenageia personalidades em Santarém


Sessão na Câmara encerra atividades de 2019 e homenageia personalidades em Santarém — Foto: Kamila Andrade/G1

Na última sessão ordinária do ano de 2019 que foi realizada na tarde desta quarta-feira (11), a Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará, homenageou 42 personalidades. Após essa última sessão do ano, os vereadores entram em recesso e só retomam às atividades em fevereiro de 2020.

Além das homenagens, a sessão especial marcou o lançamento do livro que conta a história dos 190 anos de instalação do poder legislativo no município. A obra “Memória do Poder Legislativo da cidade de Santarém” foi coordenada pelo padre e historiador Sidney Canto.

“Essa obra abordou os trabalhos da Câmara que já duram 190 anos. A pesquisa resgata história e memória dos serviços desta Casa desde o período imperial. Esta Casa teve diversas contribuições para o município”, destacou.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Santarém, vereador Emir Aguiar (Podemos), as homenagens são reconhecimentos por parte dos vereadores. Ele ressaltou que no processo de escolha os legisladores consultam as bases, e cada um escolhe duas personalidades para receberem o título de Cidadão Santareno e de Honra ao Mérito pelos importantes serviços prestados ao município.

“Além do livro da história da cidade de Santarém, podemos encerrar as atividades com as homenagens de cidadão santareno e honra ao mérito. É muito importante destacar essas pessoas pelo papel que elas prestam à sociedade", enfatizou o parlamentar.

Uma das homenageadas foi a assistente social Diany de Castro pelos serviços que realiza para combater a violência doméstica na cidade de Santarém e também por projetos realizados em comunidades quilombolas, indígenas e outras.

A assistente social destacou que receber esse título pela Casa Parlamentar é motivo de muita emoção e gratidão, pois o Centro Maria do Pará que ela coordena, além de combater a violência contra a mulher, gera emprego e renda para mulheres de comunidades da região.

"Estou contribuindo como assistente social, como pessoa e como mulher. Para mostrar para às mulheres que o lugar delas é onde elas quiserem. Essa comenda que recebi pra mim é o maior nível que uma pessoa santarena pode receber e pra mim é como se fosse uma medalha de ouro", disse emocionada.

O prefeito Nélio Aguiar (DEM) destacou a sessão especial como um marco para o encerramento das atividades do poder legislativo.

"Foi uma sessão solene e muito especial. Esta solenidade é uma oportunidade em que a casa do povo homenageia várias pessoas. Essas pessoas contribuem de forma gratificante e merecem ser motivadas para continuar realizando bons serviços", finalizou o prefeito.

Confira os homenageados

Cidadão santareno


Silvânia Yukiko Lins Takanashi
Vinícius Pinto Savino
Dr. Heber Esquina Lessa
Hugo Alex Carneiro Diniz
Ana Elizabete de Moraes Ferreira
Ten. Cel Tarcísio Morais da Costa
Cel. Marcello Venícius Mota Linhares
Rafhael Santana de Souza Carneiro Portela
Francisco Portela de Aguiar
Carlos Williams de Almeida
Úrsula Vidal Santiago
Dr. Jarbas Vasconcelos do Carmo
Matias Amaral de Vasconcelos
Francisco Ribeiro Barbosa
Dr. Eduardo Imbiriba de Castro
Josenilda Maria Ferreira Dezincourt
Varlinda de Abreu Silva Galdino
Daniel Ribeiro Alcoforado
Ministro da Infrestrutura - Tarcísio Gomes de Freitas

Honra ao mérito

Alessandro da Silva Nascimento
Admilton Figueiredo Almeida
Rosinaldo Marinho Alves
Glauber Mota Pereira
Antônio de Sousa
Ezequiel Brasil Nobre
Celsa Maria Gomes de Brito Silva
Instituto CR
Sindicato Rural de Santarém
Jackson de Souza Miranda
Diany Maria Brelaz de Castro
João Pinto dos Santos
Sub. Ten. Jaime Augusto dos Santos Glins
Izabel Miranda
ONG União Animal
Francisco Edson Portela

Fonte G1 Santarém

Nenhum comentário