Header Ads

Após retirar árvore por medida de segurança, Prefeitura planta novas mudas na área central

Novas espécies foram plantadas pela Prefeitura na área central de Santarém. Foto: Ascom Semap

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizou na segunda-feira (13) o plantio de duas árvores das espécies Oiti e Ipê-rosa na Av. Rui Barbosa, no trecho entre a Avenida Turiano Meira e Rua Inácio Corrêa. Na última sexta-feira (10), neste local, a Prefeitura realizou a supressão de uma mangueira em virtude da constatação do envenenamento do vegetal, que apresentava risco de queda.

O trabalho teve como objetivo garantir cuidados preventivos, sobretudo, após as fortes chuvas que atingiram Santarém nas últimas semanas.
Além de deixarem o local mais agradável, por conta da função paisagística, as novas árvores contribuirão com a ventilação, sombra e conforto térmico. O Oiti e Ipê-rosa foram as espécies escolhidas, porque além de serem importantes árvores da flora brasileira e possuírem grande resistência ao clima, revelam um espetáculo ao pontilhar a cidade com o colorido de sua floração e sombra.

Todo esse trabalho é realizado pela equipe de arborização da Semap durante o ano inteiro em Santarém. A equipe obedece a um cronograma especial de atividades. O trabalho inclui poda; jardinagem; adubação dos jardins; roçagem; pintura e varrição, além de implantação de paisagismo. As ações visam deixar as praças com o aspecto bonito e limpo, a fim de garantir às famílias um local apropriado para o convívio.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, a implantação dessas novas mudas vai proporcionar uma cidade mais arborizada e contribuirá de forma considerável com a qualidade de vida das pessoas.
"Teremos um ambiente com a sensação térmica agradável, temperatura amena, sem deixar de citar a questão do embelezamento paisagístico, o que deve contribuir ainda mais para a atração de turistas à Santarém", observou.

Serviço aprovado

A moradora Francisca Fernandes, 55 anos, acompanhou de perto o serviço e considera o trabalho de manutenção paisagístico de extrema importância.
"Não só a cidade ganha com a beleza que o paisagismo proporciona, mas também a população que vive numa cidade mais verde e ambientalmente bem cuidada", avaliou.

O trabalho de manutenção paisagística já beneficiou diversos logradouros públicos de Santarém: Praça Monsenhor José Gregório, conhecida como Praça da Matriz, Praça da Vera Paz e Praça Barão de Santarém, no Centro, por exemplo, receberam recentemente serviços de jardinagem, pintura e poda. Novas espécies de árvores foram plantadas nos locais em parceria com o Parque da Cidade.

Blogdocarpê com informações  Ascom

Nenhum comentário