Header Ads




Cidade verde: Prefeitura arboriza a Dom Frederico Costa com mais de 150 mudas

Cidade mais verde, com a ação de arborização promovida pela PMS. Foto-Ascom Semap

A Avenida Dom Frederico Costa, importante corredor de tráfego que liga importantes bairros da Zona Leste, está recebendo da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), o plantio de mais de 150 mudas das espécies Oiti e Pau preto. Em mais uma ação paisagística, a gestão trabalha para embelezar, ainda mais, a cidade, levando conforto térmico à população e aumentando áreas verdes.

A ação, coordenada pelas equipes do Parque da Cidade e Arborização, tem como objetivo principal transformar os espaços públicos da cidade em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis. O plantio na avenida teve início na manhã desta terça-feira (28) com a plantação de 30 mudas e se estenderá por toda a semana com a preparação dos espaços com o coveamento para recebimento das espécies.

O técnico da Semap, Flávio Nascimento, explica que a ação está sendo executada neste período, exatamente em razão das chuvas que ajudam na manutenção e fortalecimento das árvores.

"Serão mais de 150 mudas das espécies Oiti e Pau preto que iremos plantar por toda a via. São exemplares próprios para a área, além do que, com o período de chuvas, conseguem se manter de forma saudável e tomam o curso normal para o crescimento", explica.
O trabalho chamou a atenção do autônomo Antônio Silva, que passava pela Dom Frederico. "A qualidade de vida de um indivíduo depende das boas condições do espaço, onde este está inserido. É necessário que tal espaço seja aproveitado de maneira saudável, favorecendo um clima bom e sadio a todos. Iniciativas como essa fortalecem a arborização da cidade".

O modelo de gradil e cova para a plantação das espécies está sendo realizada de acordo com o padrão do Projeto Florestas Urbanas previsto pelo Código de Postura do Município, Lei nº 19.207/2012, pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) nº 0001/2016 da 11ª Promotoria Jurídica do Ministério Público do Pará (MPPA), e pela Lei das Calçadas nº 20.506/2018, que observam a Norma Brasileira nº 9.050 (NBR 9.050), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Dentre outros critérios que estão sendo obedecidos, destacam-se: distância mínima de quatro metros dos postes; um metro de distância da entrada de garagens; dois metros de bueiros; 60 centímetros de tubulações subterrâneas e dois metros de distância de esquinas. No plantio em frente a lotes vagos, as mudas estão sendo colocadas a quatro metros de distância dos limites, evitando problemas futuros com o acesso à edificação.
"O plantio de mudas de árvores é um cuidado especial com o paisagismo da nossa cidade, embelezando ruas, avenidas, ajudando a amenizar os efeitos do sol intenso, promovendo bem-estar e mais qualidade de vida à população", comentou o titular da Semap, Bruno Costa.

Fonte Agência Santarém 

Nenhum comentário