Header Ads

Com firme atuação da Prefeitura, 2019 é marcado por avanços na infraestrutura de Santarém

A cidade transformou-se em um canteiro de obras. Vias pavimentadas, recuperadas e muitas outras obras marcaram o ano.
Atual gestão pavimentou e concluiu o último trecho da Avenida Anysio Chaves. Foto-Mauro Nayan

Em 2019, várias vias foram recuperadas com serviços de terraplenagem e recuperação asfáltica. "No inverno, a equipe intensifica os serviços de limpeza, com desobstrução de bueiros e galerias. E no verão, é intensificada a operação verão, com melhoria e manutenção das vias", explicou o secretário municipal de infraestrutura, Daniel Simões.

A retomada de vários contratos, fruto da articulação política da atual gestão, possibilitou a continuidade de diversas obras na cidade. De acordo com a Seminfra, alguns estavam praticamente cancelados. O exemplo é a obra do Hospital Materno-Infantil, paralisada desde 2015. Em março deste ano, a Prefeitura conseguiu recursos na ordem de R$ 25 milhões, através de convênio com o Governo do Estado, para dar continuidade e concluir a obra. Os serviços foram retomados em setembro.
Retomada das obras do Hospital Materno-Infantil. Foto-Fabrício Galúcio

"Com a retomada desses contratos, 44 vias começaram a receber pavimentação. Nos próximos meses vamos aumentar esses números de ruas pavimentadas, que é fruto do trabalho do atual governo, que busca parceria com os governos estadual e federal, para asfaltar mais ruas. A Avenida Muiraquitã, que era um contrato antigo e estava praticamente perdido, conseguimos retomar e a obra foi executada", ressaltou Daniel Simões.
Conclusão da pavimentação da Avenida Muiraquitã. Foto-Zé Correa

O secretário lembra outras obras que beneficiarão toda a população santarena. "Entregamos uma parte da orla e a nova etapa já iniciou. Assim como a 2ª Etapa da Praça de Eventos; o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE); Praça de Esporte e Cultura (no bairro São José Operário); Praça do Çairé, entre outras. Para impulsionar o turismo, entregamos a 1ª e 2ª etapas de pavimentação da vicinal que interliga a vila balneária de Alter do Chão à praia do Pindobal. Temos muitas coisas para fazer, mas todos já notaram que o trabalho não para e que o município de Santarém está sendo beneficiado com grandes obras".

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, adiantou que a meta do governo é concluir todas as obras paralisadas, importantes para o desenvolvimento de Santarém. "Estamos cumprindo com o compromisso de avançar na saúde do município, garantindo a retomada de obras como a do Hospital Materno-Infantil. O HMI será um grande passo na otimização da saúde de Santarém e de toda a região oeste do Pará". Será mais uma obra de grande relevância e que trará grandes benefícios à população.
Entrega da segunda etapa da Praça de Eventos. Foto-Zé Correa

Outra grande obra em andamento é a de esgotamento sanitário, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. A obra vem acontecendo graças a uma iniciativa da atual gestão, que deu continuidade ao projeto inicial, em março de 2018, por entender a sua importância e necessidade para a melhoria do saneamento básico de Santarém.
Obras de esgotamento sanitário na Avenida Tapajós. Foto-Mauro Nayan

Na época, apenas 28,15% da obra havia sido realizada. Hoje ela se encontra em fase de conclusão, com 93,92% já realizada. "Esta é mais uma obra que trará grandes benefícios para Santarém. Saneamento básico é fundamental para a saúde das pessoas, além de melhorar a infraestrutura da cidade e alavancar o turismo. Por isso, estamos empenhados em realizar obras que beneficiem cada vez mais a população santarena e a infraestrutura local, fazendo a diferença na vida delas e na história da cidade", reiterou o prefeito.

Pavimentação da Anysio Chaves e demais obras

A Avenida Anysio Chaves foi totalmente pavimentada. Ela está incluída num pacote do Programa Pró-Transporte, firmado por meio de contrato de financiamento entre a administração pública municipal e a Caixa Econômica Federal. No início da gestão, as obras de pavimentação do contrato Pró-Transporte estavam paralisadas e somente 39,35% haviam sido executadas. Agora, já estamos com 94,01%. A Anysio Chaves era a última via deste contrato. Ao todo, foram 21 vias asfaltadas", explicou Daniel Simões.
Anysio Chaves com pavimentação concluída até o bairro Esperança. Foto-Mauro Nayan

Outras obras estão em andamento e muitas já foram entregues à população. A 2ª etapa da Praça de Eventos foi entregue e três academias ao ar livre foram inauguradas. A gestão entregou, ainda, quadras cobertas; a 2ª etapa da Arena de Eventos; a Praça de Esporte e Cultura (CEU); orla do Mapiri, entre outras obras.

"Em breve, a população será beneficiada com mais um espaço de lazer na cidade - a Praça de Esporte e Cultura. Nas obras constam: telecentro; banheiros; bicicletário; salão para teatro com 60 lugares para plateia, com camarim; quadra coberta (423 m²); pista de skate (163 m²); playground (90,68 m²); equipamento de ginástica (94,80 m²); área de mesa de jogos (31,60 m²); biblioteca (66,13 m²)", informou Simões. O espaço já conta com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inaugurado em setembro de 2016, e atende 3.480 famílias.

O município também vai contar com o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que será localizado no Residencial Salvação, na Avenida Japu. Uma pista de atletismo, áreas para salto em distância, arremesso de peso e uma área coberta para modalidades esportivas fazem parte do empreendimento.

Vale ressaltar as muitas vias asfaltadas em vários bairro, especialmente na periferia. O asfalto está chegando à Av. Dom Frederico Costa. Após a construção da ponte de concreto, que era um sonho antigo dos moradores dos bairros Área Verde e Jutaí, o anel viário está sendo asfaltado, levando mais acessibilidade e progresso à zona leste da cidade.
Ponte em concreto da Dom Frederico Costa. Foto-Ronaldo Ferreira

O asfalto na Dom Frederico será dividido em dois trechos. O primeiro entre a Avenida Moaçara à Rua Marcílio Dias, no bairro São José Operário; e o segundo trecho vai da Marcílio Dias à Rua Maringá, nos bairros São José Operário e Jutaí. Serão investidos R$ 3.658.810,39 neste contrato, que está sob a responsabilidade da empresa Construtora Norte do Tapajós, que terá o prazo de seis meses para pavimentar 2.128,12 m, sendo 924,87 m da Dom Frederico e 1.203,25 m de ruas no bairro Mapiri.
Drenagem na Avenida Dom Frederico Costa. Foto-Fabrício Galúcio

Vias do anel viário da Nova República também foram pavimentadas, cumprindo o compromisso do governo em levar aos bairros mais distantes do centro, serviços de infraestrutura. "Asfaltamos ruas que compõem o anel viário. Após o serviço de drenagem, que é de extrema importância, pavimentamos as ruas. Temos vários projetos de pavimentação para diversos bairros, porque sabemos o que isso representa para a população", enfatizou Nélio Aguiar.
Prefeito Nélio Aguiar vistoria um dos muitos trechos de vias pavimentadas em 2019, a exemplo do bairro Área Verde. Foto-Mauro Nayan

Incentivo ao turismo: obras na Vila Arigó e orla do Maracanã

Santarém vai ficar mais bonita. A urbanização da Vila Arigó é outra obra importante para Santarém. De acordo com Nélio Aguiar, o local será transformado em ponto turístico. "A urbanização da vila representa mais qualidade de vida para aproximadamente sete mil pessoas que moram nesta grande área", garante o prefeito.
Obras de urbanização na Vila Arigó. Foto-Mauro Nayan

As obras na orla do Maracanã também estão sendo executadas. O projeto prevê a construção de uma estrutura com espaço para contemplação da natureza e otimização da economia ao promover o uso do local também à noite. Serão 443 metros de orla, com 60 metros de píer. O novo cenário da praia do Maracanã promete oferecer aos frequentadores do local segurança e comodidade.
Investimentos em infraestrutura na praia do Maracanã. Foto-Fabrício Galúcio

Já no bairro Mapiri serão pavimentadas as ruas Vitória (entre Rua Itapuã a Rua Antônio Bastos); Três de Junho (entre Ruas Itapuã e Passagem 1); Itapuã (entre Av. Borges Leal a Rua Três de Junho); Trav. Tapajoara (entre Av. Borges Leal a Rua Vitória), Rua Passagem 01 (entre Rua Três de Junho a Rua Vitória) e Passagem 02 (entre Rua Três de Junho a Rua Vitória).
Orla do Mapiri proporciona contemplação turística e melhoria de vida aos moradores. Foto-Mauro Nayan

Outra obra que em breve será entregue à população será a Unidade de Apoio e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAAF), localizada no bairro Uruará. A unidade conta com espaço para armazenar, acondicionar, resfriar e organizar os alimentos da agricultura familiar, facilitando o comércio e a distribuição.

Blogdocarpê com informações Agência  Santarém 

Nenhum comentário