Header Ads




Ministro do Meio Ambiente retira agentes de operações do Ibama no interior do Pará

O ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, suspendeu as operações do Ibama realizadas por agentes no município de Senador José Porfírio, na região sudeste do Pará. A suspensão, inicialmente, vai durar 30 dias, período em que a região será monitorada exclusivamente por satélites. 

A decisão foi tomada durante uma reunião com os membros da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF), que trata de questões relacionadas ao meio ambiente e patrimônio cultural, e anunciada na terça-feira, 11.

Para garantir a suspensão, Salles se comprometeu a fiscalizar diariamente as imagens geradas pelo satélite Planet. “Vamos monitorar diariamente o Planet, que gera os polígonos da área. Se for verificado avanço do desmatamento ilegal, voltamos imediatamente com a operação”, afirmou.

Nos próximos 30 dias, a 4ª Câmara do MPF deverá instalar um Grupo de Trabalho (GT) para propor uma solução aos problemas observados no município e para conter o avanço do desmatamento ilegal na região.

A retirada dos agentes era uma pressão do senador paraense Zequinha Marinho (PSC) e do prefeito de Senador José Porfírio Dirceu Biancardi (PSDB), que acusam de abusos os fiscais do Ibama que atuam na região.

“O que vimos, desde o início das operações, foram casos de atentados contra os direitos humanos na região, cometidos por alguns agentes do Ibama. Felizmente, o MPF e o ministro do Meio Ambiente compartilham da nossa visão de que a coisa não pode permanecer dessa forma”, ressaltou o senador.

“Vamos buscar ajustes para conter atos administrativos cruéis. Entendo que é possível ajustar procedimentos, inclusive com o apoio da prefeitura”, enfatizou o procurador da República, Daniel Azeredo.

Já o prefeito de Senador José Porfírio comunicou que vai reunir os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do município e a população local para conscientizar e combater o desmatamento ilegal na região.

Fonte Roma News 

Nenhum comentário