Header Ads




Prefeitura planta mais de 70 mudas em ação de reflorestamento em Alter do Chão

Objetivo é repor a vegetação ao longo da trilha da Serra Piraoca
Serra da Piraoca foi alvo da ação. Foto: Agência Santarém. 

A Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap) e Meio Ambiente (Semma) realizou no fim de semana o plantio de 72 mudas de árvores na trilha ecológica da Serra da Piraoca, na Vila Balneária de Alter do Chão. O objetivo é buscar soluções práticas de preservação e reflorestamento ambiental, repondo a vegetação ao longo da trilha.
Variadas espécies foram plantadas. Foto: Agência Santarém. 

Na ação foram plantadas mudas das espécies paisagismo, sombreadeira, florestal e frutífera com destaque para o Ipê Rosa, Cedro Mogno e Cajueiro. Na oportunidade a equipe da Prefeitura conscientizou os participantes sobre a importância do plantio de árvores e também sobre o cultivo de forma adequada. A orientação e a sensibilização por meio da educação ambiental também fizeram parte da atividade.

Para o técnico da Semap Flávio Nascimento esta iniciativa tem como objetivo incentivar a arborização no município de forma dinâmica e integrada com a participação de todos os santarenos, bem como ampliar áreas verdes em vários locais e promover a conscientização da população sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. "Enquanto município estamos reforçando a importância da arborização para a melhoria da qualidade de vida da população e do aspecto paisagístico da área ao longo da trilha que dá acesso a Serra", comentou.
Para a moradora Carla Silva, 42 anos, que participou da ação, o trabalho desenvolvido desperta na população, principalmente de Alter do Chão a consciência para a conservação das árvores e do meio ambiente ao longo da trilha. "Essa parceria entre comunitários e Prefeitura mostra que estamos empenhados em fazer o bem para todos. O ato de plantar uma árvore mostra que estamos buscando soluções para um mundo melhor", destacou.

A iniciativa contou ainda com a participação de representantes da Agência Distrital de Alter do Chão, acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará e comunitários.

Serra Piraoca

Localizada na Ilha do Amor, em Alter do chão, a Serra é um dos cartões postais da vila, sendo também um dos pontos principais para prática de eco turismo na região que apresenta vegetação de cerrado e terreno íngreme. Do topo, o visitante pode visualizar de cima o Lago Verde e o entorno da ilha.

Blogdocarpê com informações  Agência Santarém 

Nenhum comentário