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Bancos vão controlar entrada e saída de clientes a agências por contenção do novo coronavírus

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) reuniu com as 236 entidades sindicais que representam os cerca de 450 mil bancários de todo o Brasil na última terça-feira, 17, para discutir medidas de contenção ao novo coronavírus.

Entre as ações acordadas para preservar a saúde dos funcionários e dos clientes estão: novos protocolos de limpeza das agências; adoção de teletrabalho, quando for possível; divisão das equipes para reduzir o número de profissionais concentrados ao mesmo tempo nos locais de trabalho. Como o serviço é considerado essencial, as atividades não serão interrompidas.

A reunião aconteceu por videoconferência e nela foi criada a Comissão Bipartite Covid-19: canal direto e permanente de troca de informações entre os bancos e as entidades que representam os bancários sobre as ações adotadas.

Também foi decidido que os bancos poderão reorganizar os atendimentos internos ou mesmo escalonar o atendimento para evitar colocar os consumidores em risco.

Saiba o que mudou no atendimento das agências:

Caixa Econômica Federal - a Caixa já está controlando o acesso da entrada e saída de clientes em agência, gerenciando filas, além de distribuir senhas em cores para diferenciar a necessidade individual e agilizar o atendimento. A instituição também anunciou a abertura antecipada de unidades selecionadas em uma hora, para atender os clientes que estão no chamado grupo de risco. Funcionários que também fazem parte dos grupos de risco foram dispensados.

Santander - vai interromper as atividades em parte de suas agências nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, os bancários que trabalham nessas unidades entrarão em férias coletivas por 15 dias e, após esse período, está previsto um rodízio com outras agências. Já nas unidades que permanecerão abertas, em todo o país, o horário de funcionamento será reduzido em duas horas, passando a funcionar das 10h às 14h, e o acesso de clientes ao interior das agências, será em grupos de dez a 20 pessoas por vez, conforme o tamanho da unidade, de forma a garantir uma distância mínima de um metro entre todos. Além disso, as agências com maior concentração de pensionistas e clientes idosos vão funcionar em horário exclusivo para o atendimento dessa população mais vulnerável à doença, das 9h às 10h.

Bradesco - dispensa de colaboradores considerados como grupo de risco, além de estagiários e menores aprendizes; regime de home office para o maior número possível de empregados; aumento da frequência das rotinas de limpeza na rede de agências e terminais de autotendimento; e oferta de álcool em gel em suas dependências.

Itaú Unibanco - reforçou protocolo de limpeza e o uso de antissépticos adequados para eliminar o vírus na área das agências, está fazendo o afastamento preventivo de colaboradores do grupo de risco, acima de 60 anos e grávidas, e orientando clientes a usarem os canais digitais.

Fonte: Extra.com

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