Header Ads




Cidade verde: mais de 150 mudas são plantadas pelo secretário Bruno Costa (Semap) na Dom Frederico Costa

Mais de 150 mudas foram plantada pela Prefeitura na Dom Frederico Costa. Foto-Ronaldo Ferreira

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), concluiu nesta terça-feira (17) o plantio de mais de 150 mudas das espécies Oiti e Pau preto na Avenida Dom Frederico Costa, importante corredor de tráfego que liga bairros da Zona Leste. Em mais uma ação paisagística, a gestão trabalha para embelezar, ainda mais, a cidade, levando conforto térmico à população e aumentando áreas verdes.

A ação, coordenada pela equipe do Parque da Cidade, tem como objetivo principal transformar os espaços públicos da cidade em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis. O plantio na avenida teve inicio no mês passado, com a preparação dos espaços com o coveamento para recebimento das espécies.
O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa esteve presente na ação. Segundo ele, esta atividade buscou conscientizar a população não somente sobre a importância do plantio de árvores, mas, também, sobre o cultivo de forma adequada.

"Enquanto município estamos reforçando a importância da arborização para a melhoria da qualidade de vida da população e do aspecto paisagístico da cidade de forma adequada. Esta iniciativa tem como objetivo incentivar a arborização no município de forma dinâmica e integrada, bem como ampliar áreas verdes na cidade e promover a conscientização da população sobre a importância do cuidado com o meio ambiente", comentou.
O modelo de gradil e cova para a plantação das espécies foi realizada de acordo com o padrão do Projeto Florestas Urbanas previsto pelo Código de Postura do Município, Lei nº 19.207/2012, pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) nº 0001/2016 da 11ª Promotoria Jurídica do Ministério Público do Pará (MPPA), e pela Lei das Calçadas nº 20.506/2018, que observam a Norma Brasileira nº 9.050 (NBR 9.050), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Dentre outros critérios que foram obedecidos, destacam-se: distância mínima de quatro metros dos postes; um metro de distância da entrada de garagens; dois metros de bueiros; 60 centímetros de tubulações subterrâneas e dois metros de distância de esquinas. No plantio em frente a lotes vagos, as mudas estão sendo colocadas a quatro metros de distância dos limites, evitando problemas futuros com o acesso à edificação.
De acordo com o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, este projeto é de extrema importância para amenizar a temperatura do município, uma vez que as árvores, além de manter a cidade mais verde e mais bonita, reduzem o ruído das ruas e absorvem a poluição.

"A arborização constitui elemento de suma importância para a obtenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida. No entanto, poucas cidades brasileiras possuem planejamento efetivo para arborização, e nós temos essa responsabilidade, estamos entre os municípios verdes considerados pelo Programa Municípios Verdes, enfatizou.

A moradora Ana da Silva, 39 anos, acompanhou de perto a ação e destaca que esta atividade é importante para todos, mas é fundamental que os próprios cidadãos façam a sua parte e contribuam com a preservação das árvores.
"Todos nós somos responsáveis em cuidar da plantação dessas árvores. Mais do que o plantio em si, fica a mensagem e o envolvimento da sociedade no cuidado com o meio ambiente", argumentou.

As mudas de plantas que são utilizadas nas atividades de arborização do município, principalmente nas ações de paisagismo de praças e canteiros centrais, são do viveiro municipal instalado na área interna do Parque da Cidade. Atualmente, o local abriga mais de 14 mil mudas de espécies arbóreas, frutíferas, paisagísticas e medicinais. Outra parte das mudas é empregada em ações sociais em escolas, unidades de saúde e centro de referência em projetos de hortas e também jardins.

Nenhum comentário