Header Ads




Eletronorte inicia abertura das comportas da hidrelétrica de Tucuruí para evitar enchentes na região

O nível do lago já está em 21,50 metros. O máximo que pode atingir são 74 metros
Com as fortes chuvas que caem no Pará, a Eletronorte já viabilizou a abertura do vertedouro da usina hidrelétrica de Tucuruí. Quatro comportas da calha central da usina - 10 a 13 - foram abertas durante manobra realizada pela equipe técnica da Divisão de Estudos e Análises da Operação da empresa nesta segunda-feira, 9.

A empresa explica, que a manobra de abertura é necessária para dar vazão ao rio Tocantins e estabilizar o nível do lago evitando que as águas ultrapassem a cota máxima de 74 metros.

Cerca de 960 metros cúbicos de água por segundo estão passando pelo vertedouro e a manobra abriu em um metro cada uma das quatro comportas.

A operadora Ana Claudia Pompeu Cunha, explica que novas manobras de abertura serão executadas nos próximos dias, podendo chegar as 23 comportas que formam o vertedouro da UHE Tucuruí.

O nível do reservatório atingiu nesta segunda-feira os 71,50 metros. A cota máxima é de 74 metros. Segundo a eletronorte, a medida é um dos fatores para garantir a segurança dos ribeirinhos nos 12 municípios da região.

Também iniciou a divulgação do Boletim Informativo de Vazões e Níveis do rio Tocantins, com objetivo de chamar a atenção, principalmente de moradores ribeirinhos sobre a subida das águas da Usina Hidrelétrica Tucuruí.

A finalidade é orientar as comunidades sobre a situação hidrológica e as elevações de vazão em Tucuruí e Marabá, como alerta.

A divulgação serve também como parâmetro para que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará e as Comissões Municipais de Defesa Civil possam prever ou não enchentes nos municípios no entorno de Tucuruí, a fim de que os órgãos possam agir com eficácia nas ações de prevenção e remoção das famílias vulneráveis à cheia do rio Tocantins.

Fonte: Eletronorte

Nenhum comentário