Header Ads




Nélio Aguiar determina que idosos sejam vacinados contra a Influenza em suas casas

Diante das mudanças no cenário nacional de transmissibilidade do novo coronavírus, causador da Covid-19, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, anunciou neste Domingo (22), uma mudança radical na estratégia para assegurar a imunização de idosos contra a Influenza, na primeira etapa da campanha, antecipada pelo Ministério da Saúde (MS), para segunda-feira (23). “Decidimos que vamos de casa em casa.

Os idosos que não tiverem condições de ir até a Unidade de Saúde, as Equipes de Saúde irão até a residência dos mesmos, para o procedimento de imunização, baseados em relatório dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), já repassado para as Unidades.
Com objetivo de proteger de forma antecipada os públicos prioritários da Campanha de Vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue as orientações do Ministério da Saúde (MS), quanto a antecipação da imunização contra o vírus mais comum da gripe. A campanha inicia nesta segunda-feira (23), com posto de vacinação em todas as Unidades de Saúde da zona urbana e planalto, atendendo ao grupo prioritário de idosos e profissionais de Saúde.

De acordo com a Semsa, nesta primeira etapa serão disponibilizadas 10.000 (dez mil) doses da vacina, que já foram distribuídas para as Unidades de Saúde. Os idosos e profissionais de Saúde serão os primeiros a receberem a imunização por conta dos estudos que mostram que os casos mais graves de infecção pelo coronavírus, inclusive registro de morte em pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde, por estarem em trabalho de enfrentamento da doença.

Para evitar qualquer tipo de aglomeração as secretarias de Saúde da Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará implantarão a partir desta segunda-feira (23), no horário de 08h às 17h, um "Driver Thru" contra a gripe, com uma equipe de vacinação em frente ao Centro Cultural João Fona, para vacinar os idosos, sem precisar de seus veículos, como forma de ampliar as possibilidades de acesso a imunização.

Apesar da vacina contra influenza ter eficácia, somente nos casos de gripe mais comum, a imunização neste momento da pandemia do Covid-19, se dá para auxiliar os profissionais de saúde, quanto a avaliação por exclusão do diagnóstico em casos suspeitos de coronavírus, devido os sintomas serem confundidos com a doença.

Os idosos que não tiverem condições de ir até a Unidade de Saúde, as Equipes de Saúde irão até a residência dos mesmos, para o procedimento de imunização, baseados em relatório dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), já repassado para as Unidades.

O Cronograma da Campanha está programado da seguinte forma:

23/03 - Idosos e Profissionais de Saúde.

16/04 - Professores, Profissionais da Força de Segurança e Salvamento, doentes crônicos.

09/05 - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.

Blogdocarpê

Nenhum comentário