Header Ads




Para idosos, vacinação contra a gripe será feita em domicílio, em Santarém

Começa na segunda-feira (23) a campanha nacional de vacinação contra a gripe, a primeira etapa é exclusiva para os idosos e profissionais da saúde. Em Santarém, no oeste do Pará, as pessoas devem ser imunizadas em casa para evitar aglomerações nos postos de saúde. A medida é mais uma das recomendações do Ministério da Saúde para evitar a propagação do coronavírus.

A vacina contra a gripe, não protege contra o coronavírus, mas imuniza contra quatro tipos diferentes da influenza.

Na segunda-feira, em frente ao Centro Cultural João Fona, será realizada uma ação de imunização em idosos. A diretora regional da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), Marcela Tolentino, explica que os idosos que passarem pelo local não precisarão descer dos veículos para serem vacinados. “Os profissionais irão até os veículos para fazer a vacinação, isso para evitar a aglomeração de pessoas. A ação será das 8h às 17h”, disse a enfermeira.

A secretária municipal de saúde, Dayane Lima, explica que estão disponíveis 13 mil doses e as equipes de saúde irão aplicar as vacinas nas residências.

“É muito importante a ida ao posto de saúde nesse momento, você que é idoso e está cadastrado no grupão, espere que a equipe irá até você. Se você não for cadastrado, aguarde que os agentes comunitários de saúde devem fazer a comunicação de em que residência tem um idoso e depois a equipe vai vacinar”, ressaltou.

Segundo a secretária, os outros grupos não devem se preocupar com a falta de vacinas, mas estar atentos as datas. Os professores, profissionais de segurança pública e salvamento e doentes crônicos devem ser vacinados no dia 16 de abril, já a partir de 9 de maio, as crianças, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, indígenas e portadores de necessidades especiais serão imunizados.

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário