Header Ads




Prefeito de Santarém revela que exame de técnica de radiologia deu negativo para coronavírus

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (16), o prefeito Nélio Aguiar (DEM) revelou que o exame de material coletado da técnica em radiologia com suspeita de coronavírus deu negativo para Covid-19.

Transatlântico que aportou em Santarém não tem casos suspeitos de coronavírus, diz governo

De acordo com o prefeito, o resultado oficial só deve ser divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) em nota informativa disponibilizada à imprensa quando sair a contraprova do exame, o que deve ocorrer em até uma semana.

"Os últimos dados da Sespa nos dão a tranquilidade de que não há circulação do coronavírus em Santarém", disse Nélio.

Decreto de emergência

O prefeito decretou estado de emergência nesta segunda-feira em razão da pandemia de coronavírus. O decreto cria o Gabinete de Crise, que vai reunir gabinetes do prefeito e vice, Semsa, Semgof, Semed, Semtras, Semc, Sentir, SMT, Controladoria e Procuradoria Geral do Município.

"Fica decretada a existência de situação de risco atípica caracterizada como Situação de Emergência em razão da epidemia por Coronavírus (Covid-19) no Brasil, com potenciais repercussões para o Estado do Pará, por um período de 90 dias, renováveis por igual período", estabelece o art. 1º do decreto.

Compete ao Comitê de Gestão de Crise adotar medidas necessárias para monitorar e se contrapor à disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Por força do decreto, será criada na Unidade de Pronto Atendimento 24H (UPA 24H) de Santarém, uma sala de coleta específica para o atendimento de pacientes com sinais de gravidade de sintomas respiratórios.

Confira o plano de contingência de Santarém para o novo coronavírus (Covid-19)

No documento também há recomendações preventivas para conter possíveis novos casos, como aumento de frota de transporte coletivo em horários de pico , evitar toques ao cumprimentar as pessoas, assim como evitar aglomerações. E pessoas que têm imunidade baixa, como crônicos renais e idosos, não devem sair para espaços públicos.

O decreto suspende as férias dos servidores da Semsa, Semtras e Defesa Civil nos meses de abril e maio, como medida preventiva.

Em se tratando de embarcações que chegam a Santarém, a maior preocupação é com o porto do DER, porque é lá que aportam os navios que saem de Manaus, onde já há caso confirmado de coronavírus. Haverá uma reunião com os armadores, para orientá-los que avisem a Capitania e a Prefeitura de Santarém, antes de chegar ao município, que tem passageiro com sintomas gripais para se providenciem a avaliação clínica e exames.

De acordo com o prefeito, por hora não motivo para suspensão das aulas da rede municipal, porque não há necessidade de medida de bloqueio, uma vez que não há comprovação de circulação do coronavírus no município. Atividades e e eventos de outras secretarias também continuam mantidos.

Caso descartado

Presente na coletiva convocada pela Prefeitura de Santarém, a diretora da 9º Centro Regional de Saúde da Sespa, Marcela Tolentino confirmou que o caso suspeito de coronavírus em Santarém que estava em análise foi descartado e que a Sespa se manifestará publicamente sobre o caso assim que sair a contraprova do exame. Ressaltou que todas as medidas de segurança foram adotadas em relação a técnica de radiologia com quadro gripal, como isolamento em casa e medicação.

Marcela Tolentino destacou que o Hospital Regional Baixo Amazonas é unidade de referência para atendimento de casos suspeitos de coronavírus, mas só receberá casos graves. Casos de baixa e média complexidade podem ser atendidos no HMS e hospitais particulares de Santarém. E por fim, reforçou sobre a necessidade de todos adotarem medidas rotineiras de higiene.

Fonte G1Santarém 

Nenhum comentário