Header Ads




Prefeitura garante segurança com serviços de poda de árvores em praças públicas

Equipe de arborização da Semap realiza poda de árvores. Foto-Ascom Semap

Com a chegada do chamado "inverno amazônico", existe o temor quanto ao risco de queda de árvores. Nesse sentido, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realiza continuamente serviços de poda em árvores localizadas em logradouros públicos. Os trabalhos consistem, principalmente, em cortes preventivos, além da retirada de galhos que eventualmente venham cair nas vias devido ao período chuvoso.

Nesta segunda-feira (9), os trabalhos concentraram-se na praça Seringueira, localizada no Bairro Mapiri. A pedido dos moradores, a equipe de arborização, vinculada à Semap, realizou serviços de rebaixamento de copa das espécies seringueiras e mangueiras. A medida trará mais conforto aos usuários e transeuntes, levando em consideração que as espécies estavam oferecendo risco à população.
De acordo com o titular da pasta de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, a medida soma-se às outras ações de governo, empenhado em promover melhor qualidade de vida aos moradores e visitantes.

"É uma determinação do nosso prefeito garantir esses locais públicos limpos e bem conservados para garantir mais qualidade de vida à população. A manutenção desses espaços possibilita a prática de caminhadas e hábitos saudáveis, além do lazer em família".

O aposentado Manoel Assunção, 68 anos, foi um dos moradores que solicitou os serviços. Ele garante que o trabalho dará mais segurança à população. "É de extrema importância esse serviço que a Prefeitura realiza. Ficamos gratos por nos atenderem. Além de trazer melhor visibilidade para o espaço, a ação dará mais segurança aos moradores", explicou.

A poda de árvores é realizada durante o ano inteiro em Santarém e obedece a um cronograma especial de atividades. O trabalho envolve rebaixamento da copa de árvores, poda de limpeza, poda de correção para dar maior equilíbrio à estrutura das árvores e levantamento de copa. São priorizadas grandes áreas urbanas como praças, canteiros de grandes avenidas e áreas de preservação.

O coordenador operacional de Arborização, Antônio Amaral, destaca que a ação é importante para a conservação da vegetação.

"Com o trabalho estamos desobstruindo vários pontos onde a iluminação pública está prejudicada por conta de galhos passando por cima das luminárias. Fortalecemos ainda a retirada de galhos que estão em contato com a fiação da rede elétrica, para que não venham ocasionar acidentes", explicou.

O coordenador da Defesa Civil de Santarém, Darlison Maia, acompanhou os serviços e relatou que durante o período de chuvas é necessário que a população esteja atenta aos cuidados em relação ao plantio de mudas em áreas adequadas.

"É importante alertar à população que quando fizerem o plantio de qualquer espécie, em canteiros públicos, solicitem a orientação da equipe técnica da Prefeitura, para evitar problemas futuros quanto ao plantio inadequado".

O trabalho terá continuidade nos próximos dias em outras áreas. A Prefeitura vem atuando de forma efetiva no trabalho de manejo da arborização urbana, sobretudo na região do centro histórico de Santarém.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário