Header Ads




Prefeitura recebe do Governo do Estado equipamento de Raio X Odontológico

Entrega de Raio X Odontológico ao município de Santarém. Foto-Ronaldo Ferreira
Fruto de articulação política junto ao Governo do Estado, o município de Santarém recebeu nesta quarta-feira (11), um equipamento de Raio X Odontológico para ajudar no diagnóstico dos pacientes que necessitam de análise mais aprofundada sobre a saúde bucal. O equipamento foi entregue pelas autoridades de saúde do estado na sala de reuniões do Centro Regional de Governo do Oeste do Pará. Ele será montado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro de Santana.

O prefeito Nélio Aguiar, antes de assinar o termo de recebimento da doação do equipamento, comentou sobre o avanço que Santarém terá com a aquisição do aparelho. "Parabenizo o secretário Henderson pelo trabalho que vem desenvolvendo em nossa região, com o estreitamento da relação com o Governo do Estado. Ficamos muito satisfeitos, felizes, com mais esse avanço, mais essa conquista para a saúde bucal do nosso município. Fui secretário de saúde em 2005, quando implantamos o primeiro Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Sabemos que ainda, hoje, muitas pessoas têm dificuldade de acesso ao atendimento odontológico, por conta dos custos. Por isso, é muito importante que a rede do SUS possa estar estruturada para podermos atender bem essa população que nos procura. Agora teremos esse equipamento para o fortalecimento da política de saúde bucal de Santarém", destacou.
De acordo com o secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, o aparelho servirá para pacientes referenciados ao Centro de Especialidades Odontológicas de Santana e Unidade de Referências de Especialidades (URES).
"Cada vez que tem um ato de entrega de equipamento do poder público para a população é um momento de extrema alegria. Quero falar da importância dessa parceria do município e estado. Para quem acompanha a gestão municipal, sabe que nos dois primeiros anos, 2017/2018, a Prefeitura teve muita dificuldade em receber apoio e recurso do estado, mas com a gestão do governador Helder esta história mudou", explicou.

Para a secretária de Saúde, Dayane Lima, o equipamento permitirá que os profissionais da saúde bucal tenham um diagnóstico mais preciso para atender as necessidades dos usuários. "Este é um marco muito importante nessa semana da Saúde Bucal que o estado está desenvolvendo em parceria com a Prefeitura, pois estamos em constante busca para modernizar os atendimentos aos nossos usuários, principalmente em relação à prevenção das doenças que atingem a boca, como o câncer. A aquisição deste novo Raio-X permitirá que nossos profissionais, que lidam com a saúde bucal tenham um melhor diagnóstico e direcionamentos mais precisos quanto ao tratamento de cada paciente", frisou.
A coordenadora de Saúde do Centro de Governo, Talita Liberal, descreveu como ocorreu a solicitação dos equipamentos. "É um momento muito importante na saúde, aqui em Santarém e para a região com a entrega destes equipamentos. Estamos entregando dois equipamentos de Raio-X, um que atenderá a Ures e outro para o Centro de Especialidades do Município, que fica na Unidade de Santana. Foi uma demanda que esta regional conseguiu viabilizar, por meio de solicitação do vereador Ronan Liberal Jr. que procurou a coordenação de Saúde Bucal e levou também a demanda, da secretária de Saúde, Dayane Lima, a respeito da necessidade de um aparelho moderno para o CEO de Santana", reforçou.

O vereador Ronan Liberal Jr. comentou sobre a resposta de sua solicitação ao governo do estado. "Essa conquista foi uma demanda que apresentamos na sede do Governo do Estado, aqui em Santarém e em viagem a Belém onde fomos até coordenação de Saúde Bucal do Estado, que tem sido uma parceira para Santarém. Evidenciamos a necessidade de equipar não só o Centro de Especialidades Odontológicas de Santarém, mas também o consultório da Ures, por conta dos crescentes casos de câncer de boca. Com esses Raio-x Odontológico, será trabalhado a prevenção para dar melhor qualidade de saúde aos pacientes".

A coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, agradeceu a todos pela conquista e falou da valorização do trabalho da saúde bucal em Santarém. "Agradeço por estar colaborando com este momento da primeira semana da Saúde Bucal da região, por fazer parte de uma programação como esta que a população tanto precisa. O vereador Ronan nos procurou em Belém para apresentar a demanda e a necessidade de equipamentos novos, com uma nova tecnologia para poder diagnosticar melhor as doenças e conversando com a nossa secretária, Dayane Lima, que ressaltou a necessidade do equipamento para o município de Santarém, fomos em busca, levamos a necessidade para o Governador Helder, que nos permitiu trazer esse equipamento para atender a região. Parabenizo a secretária que é muito parceira, batalhadora, está sempre em conversa conosco, sempre contribuindo", enfatizou.

Estiveram presentes na solenidade de entrega os vereadores Tadeu Cunha e Dayan Serique que acompanharam a entrega do novo equipamento, modelo comercial D700 - Max, Coluna Móvel, que em breve será montando no Centro Especialidades Odontológicas de Santana.

Fonte Agência Santarém 

Nenhum comentário