Header Ads




Prefeituras de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos articulam ações para melhorar infraestrutura rural, facilitando o escoamento de grãos

Sindicato Rural de Santarém estima a colheita de 247 mil toneladas de grãos em 2020
Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos: alinhados para melhorar as condições das estradas rurais. Foto-Ascom Semap

Uma reunião entre Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) e as Prefeituras de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra foi realizada, na sede do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), com foco na mobilização "Arranca Safra", iniciativa conjunta que irá viabilizar a manutenção e melhoria de estradas e ramais para o escoamento da produção de soja e milho, que neste ano estima a colheita de 247 mil toneladas de grãos na área de confluência da região metropolitana. O encontro ocorreu nessa sexta-feira (13).

Na ocasião, o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, representou o prefeito Nélio Aguiar. Costa relatou que o município vai se empenhar para deixar as vicinais em perfeitas condições para o tráfego. Segundo ele, serão priorizadas aquelas onde o fluxo é mais intenso.
"A agricultura é um setor muito importante para Santarém. Nesse sentido, a Prefeitura por meio da Semap, vem trabalhando no fomento do setor e também na melhoria das estradas e ramais para facilitar o escoamento da produção local. Vamos trabalhar para dar tranquilidade e segurança para o trânsito de veículos", reiterou o secretário.

O prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves, ressaltou que apesar das fortes chuvas que se precipitam sobre a região, as estradas rurais apresentam boas condições de tráfego. "Na verdade, hoje nós não temos tantos transtornos relacionados à trafegabilidade nas estradas. Enquanto gestores municipais estamos conseguindo deixar as estradas em boas condições", observou.

Anualmente, os produtores rurais cultivam a soja e o milho safrinha, onde a colheita é celebrada pela classe trabalhadora no mês de março. A região Oeste do Pará possui 237 produtores de milho e soja. No total, 35% da produção é destinada para a indústria de criação de aves e 65% são exportados.
O diretor do Sirsan, Sérgio Schwade, apresentou dados do setor do agronegócio na região. Segundo ele, os municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos irão colher aproximadamente 247 mil toneladas de grãos, que inicia no dia 21 deste mês.

"A atividade agrícola é uma vocação que deve ser fortalecida e apoiada por parte dos governos municipal, estadual e federal, para que possamos fortalecer a produção, e com isso efetivamente gerar emprego e renda e o agronegócio gerar desenvolvimento para o povo da região"

Fonte: Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário