Header Ads




Ainda não recebeu o auxílio emergencial? Caixa informa prazo para pagamento


  • O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta segunda-feira, 20, por meio de uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto em Brasília (DF), que cerca de 5 milhões de brasileiros que ainda não tiveram a primeira parcela do auxílio emergencial liberada receberão o pagamento inicial na quarta-feira, 22, e a segunda parcela já no dia seguinte.

    Segundo Guimarães, a Caixa já pagou o auxílio emergencial a mais de 24,2 milhões de brasileiros, num total de R$ 16 bilhões. Mais de 10 milhões de contas poupança digitais foram abertas sem custo. “Nesta semana, vamos pagar a 26,3 milhões de brasileiros. Isso é mais que a população da Austrália, que tem 25 milhões de habitantes”, disse.

    O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse que, até o fim da semana, 42 milhões de pessoas deverão receber o auxílio emergencial. “Estaremos bancarizando mais de 20 milhões de brasileiros que nunca tiveram conta bancária e dando condições para que o estado brasileiro enxergue aqueles que eram invisíveis e agora são visíveis”, disse.

    O ministro comentou a suspensão, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), da liminar que permitia a concessão do benefício a pessoas sem Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou com o CPF em situação irregular. Segundo Lorenzoni, o CPF é essencial para evitar fraudes no pagamento do auxílio emergencial.

    “É importante lembrar que todo o sistema financeiro brasileiro é estruturado em cima dessa informação (o CPF), e é muito importante que pudéssemos manter a exigência. Só com o CPF, evitamos que mais de 70 mil prisioneiros recebessem o recurso que era direcionado para quem não precisa”, disse Lorenzoni.

    Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário