Header Ads




Alepa aprova projeto do Governo para realizar empréstimo de mais de meio bilhão de reais de banco internacional

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou o projeto enviado pelo Governo do Estado que prevê a realização de empréstimo no valor de U$ 100 milhões, ou seja, mais meio bilhão na moeda brasileira, ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Os deputados estaduais votaram à favor, durante sessão virtual, realizada nesta quarta-feira, 6.

O Governo do Pará alega que o recurso será usado nas ações do programa de Enfrentamento da Pandemia - Pará Contra o Coronavírus.

As comissões de Fiscalização Orçamentária e de Justiça da Alepa, em reunião remota na terça-feira, 5, aprovaram a autorização. A sessão que ocorre desde o final da manhã pode ser acompanhada pelo youtube.

O plenário virtual também vai analisar as cinco emendas apresentadas ao projeto pelo deputado Thiago Araújo (Cidadania.)

Representantes das Secretarias Estaduais da Fazenda (Sefa), Planejamento e Administração (Seplad) e Saúde (Sespa) participaram da reunião para detalhar e esclarecer pontos do projeto.

O governo estadual justifica que recursos serão empregados em toda a rede hospitalar do Pará para atender casos suspeitos e confirmados de coronavírus. Também serão empregados em desenvolvimento de novas ferramentas de gestão para a vigilância epidemiológica, regulação de leitos, aperfeiçoamento de contatos com a população e comunicação social para integrar todas as regiões do Estado.

Os recursos também permitirão a adoção de medidas para diminuir a taxa de mortalidade da covid-19, amparar pacientes sintomáticos e assegurar o atendimento necessário aos que precisam recorrer ao sistema público de saúde, bem como proteger os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia, segundo a justificativa do pedido de empréstimo ao Bird.

Fonte: Alepa

Nenhum comentário