Header Ads




Auditor Geral do Estado tenta justificar pelo Instagram denúncias de superfaturamento do Governo Helder

Após David Mafra, um blogueiro paraense que vive no exterior, denunciar superfaturamentos do Governo Helder nas compras de equipamentos de saúde, o auditor fiscal do Pará, Giussepp Mendes, se manifestou sobre o caso por meio de sua conta pessoal no Instagram.

A denúncia se tratou da empresa SKN do Brasil Importação e Exportação de Eletroeletrônicos LTDA, sem endereço de site na internet e que sequer tem certidões negativas de débitos, um requisito básico para negociação com o serviço público, ter sido contratada pelo Governo do Estado por um valor de R$ 50 milhões pela compra de 400 respiradores.

Segundo Giussep, os dados apresentados na denúncia estão relacionados ao CNPJ de uma empresa filial à Skn, e não da sede. Confira abaixo o comentário completo:

"Auditoria Geral do O Estado do Pará infoma que a Skn do Brasil e Exportação de Eletrônicos, empresa de grande porte de capital social de 11 milhões de reais, foi contratada pelo Governo do Estado para aquisição de respiradores, obedecendo a todo protocolo legal de busca e mapeamento de informações por meio de ferramentas que utilizam o processo conhecido como "Du diligence". A AGE esclarece ainda que os dados apresentados na denúncia estão relacionados ao CNPJ de uma empresa filial à Skn. A Adutoria reitera o compromisso do Governo do Estado em realizar ações para combater a Covid-19, num cenário de pandemia onde a prioridade é salvar vidas."


Mafra respondeu ao comentário do auditor, o questionando sobre sua função de fiscalizar os gastos públicos do governo estadual, pontuando até que, o Portal de Transparência deixou de ser alimentado após o início da crise causada pela pandemia. "Ele também é o responsável pelo portal da transparência que parou se ser alimentado com as informações de compras e dos contratos que o Helder está fazendo", disse o blogueiro, se referindo a Giussepp.

Sobre a denúncia

O portal Portal Roma News refez a busca iniciada por Mafra e também constatou a denúncia. Sobre a SKN do Brasil Importação e Exportação de Eletroeletrônicos LTDA, a única informação encontrada na internet é o endereço da empresa, que seria no estado do Rio de Janeiro, na rua General Venâncio Flôres, 305, bairro do Leblon, porém o telefone fixo informado junto ao endereço não atendeu às ligações.

Governo sem transparência

O procurador federal Bruno Valente, do Ministério Público Federal, informou que já está aberto um procedimento para averiguação das compras feitas pelo Governo do Pará que envolvam recursos federais durante a pandemia, mas especificamente sobre os respiradores o procurador ainda não tem as informações que foram pedidas ao Estado, porque, segundo ele, os documentos solicitados duas vezes pela Procuradoria da República foram enviados ontem pelo estado mas de forma incompleta, com 80% do que foi solicitado e ainda de forma desordenada.



Blogdocarpê 

Nenhum comentário