Header Ads




Helder Barbalho assina convênio para que HRBA possa realizar exames laboratoriais de covid-19

Governador do estado visitou na tarde desta quinta-feira (28) o Hospital de Campanha e Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém.
Helder Barbalho assina convênio para que HRBA possa realizar exames laboratoriais de Covid-19 — Foto: Kamila Andrade/G1

Em visita a Santarém, oeste do Pará, na tarde desta quinta-feira (28), o governador Helder Barbalho (MDB) assinou convênio com Organização Social que administra o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), para que a unidade possa realizar exames laboratoriais de diagnóstico de covid-19 no município.

"A partir dos próximos dias os exames laboratoriais de covid-19 não mais precisarão ir para Belém. O convênio permite que o HRBA possa estar estrutura para realizar esses exames. Mas de que forma, porque estamos vendo a possibilidade de mandar e insumos, ou eles terão autonomia para comprar esses insumos", destacou o governador.

O governador do estado veio acompanhar a situação no Hospital de Campanha de Santarém (HCS) e no HRBA. Durante a visita, Helder destacou os trabalhos para combater a covid-19 e trabalhos de ampliação de leitos de clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo Helder, nas próximas semanas mais 20 leitos de UTI's serão disponibilizados para Santarém. Mas ele reforça que não adianta apenas só aumentar os leitos, a população precisa aderir cada vez mais ao isolamento social.

"Nós temos muitas armas para combater o vírus, umas delas é ter atendimento de saúde disponível para a população, mas outra arma muito importante é que a população tenha consciência de se prevenir e a cada dia aderir ainda mais ao isolamento social", ressaltou.

Reforço para região oeste

Helder ressaltou que estão sendo realizados vários esforços para ampliar os atendimentos para os hospitais referência no tratamento de covid-19 na região, os quais dialogam com os municípios.

"Nós queremos ampliar conforme a necessidade, o que não queremos é que tenham filas de pacientes esperando por leitos em UTI. Um estado com a dimensão do Pará não pode ter um olhar simplificado, precisamos olhar de forma diferente cada região", enfatizou.

O governador informou que para Alenquer, recurso foi enviado para ampliação de UTI do Hospital de Santo Antonio. O governo do estado também disponibiliza 400 mil por mês para o Barco-Hospital Papa Francisco para que ele possa realizar atendimentos em toda região da Calha Norte.

Por Kamila Andrade, G1 Santarém

Nenhum comentário