Header Ads




IR 2020: Consulta ao 1º lote de restituição é liberada hoje. Veja calendário

A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2020 que contempla 901.077 contribuintes.
Crédito: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A Receita Federal abre nesta sexta-feira, 22, a partir das 9 horas, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2020 que contempla 901.077 contribuintes. O pagamento total corresponde a R$ 2 bilhões. As consultas podem ser feitas através da página da Receita na internet ou pelo telefone 146, ou o aplicativo disponibilizado para tablets e smartphones.

Em 2020, o cronograma de restituições sofreu alguns ajustes. Os pagamentos que antes eram realizado em junho, agora passam a ser em maio, e serão feitos em apenas cinco lotes.

O dinheiro deste primeiro lote será depositado na conta do contribuinte contemplado nesta sexta. Como em anos anteriores, esse primeiro lote do IR contemplará contribuintes que têm prioridade legal no recebimento das restituições, sendo 133.171 idosos acima de 80 anos, 710.275 contribuintes entre 60 e 79 anos e 57.631 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

O cronograma de pagamentos normalmente, se dava no dia 15 de cada mês. A partir de agora, serão depositados os valores da restituição no último dia útil do mês. Esta é a primeira vez que as restituições começam a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.

A iniciativa do órgão visa diminuir os efeitos econômicos causados pela pandemia de covid-19, que tem afetado o bolso do brasileiro, além da saúde pública.

De acordo com a Receita, até a manhã da quinta-feira, 21, foram recebidas, 14,7 milhões de declarações, de um total de 32 milhões previstas. Com isso, mais da metade dos contribuintes ainda não enviaram sua declaração.

O supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, alerta para que o contribuinte não deixe a entrega da declaração para os últimos dias. Ele ainda destaca que o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápido será o processamento e a restituição.

Os pagamentos seguem até 30 de setembro. Confira o calendário de restituições.
29/05 - primeiro lote
30/06 - segundo lote e fim do prazo para entrega
31/07 - terceiro lote
31/08 - quarto lote
30/09 - quinto lote

Fonte: R7

Nenhum comentário