Header Ads




Pesquisadores do IBGE estão ouvindo a população por telefone sobre os efeitos de saúde e econômicos da covid-19

No Pará, a previsão é entrar em contato com 6,2 mil domicílios mensais
Em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD Covid-19). A Pesquisa ja está sendo realizada por telefone por causa do isolamento social decretado em vários estados para combater a pandemia do novo coronavírus. Os resultados prévios serão divulgados a cada mês.

No Pará, 73 agentes estaduais estão mobilizados para a realização da pesquisa. A estimativa é de que os entrevistadores entrem em contato com 6.2 mil domicílios paraenses a cada mês, incluindo moradores da zona urbana e da zona rural.

Os pesquisadores perguntar à população como as famílias estão passando neste período de pandemia; se apresentaram sintomas da covid-19 e se buscaram serviços de saúde.

Também faz parte do questionário, perguntas sobre a renda e trabalho das famílias neste período de crise sanitária.

A PNAD Covid começou dia 4 de maio e tem por objetivo monitorar a repercussão da pandemia no mercado de trabalho e na renda das famílias.

As informações obtidas pser analisadas e em seguida divulgadas. Os dados serão fundamentais para compreender os efeitos da Covid-19 na realidade brasileira e auxiliar o poder público na tomada de decisões, fortalecendo as ações de combate ao novo coronavírus, além de apoiar o planejamento de ações no curto prazo.

Cada entrevista por telefone terá duração de aproximadamente dez minutos. Para ter certeza de que não está sendo vítima de nenhuma fraude, o morador que receber uma ligação do IBGE poderá confirmar a identidade dos entrevistadores no telefone: 0800.721.8181, que funciona de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Também é possível verificar a veracidade do contato pelo site: www.ibge.gov.br.

em todo o país, cerca de dois mil agentes de pesquisa do IBGE já começaram a ligar para 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os estados do país.

Fonte: IBGE

Nenhum comentário